HGT encerra ações referentes ao Dezembro Vermelho

28/01/2023 Off Por Roberta Vilanova

Hospital Geral de Tailândia desenvolveu diversas ações educativas sobre HIV/Aids e outras ISTs

Priorizando a conscientização, desde os estágios iniciais da gestação, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) reforça a importância dos exames de pré-natal como defesa eficaz contra os riscos associados ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s) durante a gravidez, no encerramento a campanha do Dezembro Vermelho.

Elizana Vasconcelos, enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e Núcleo Hospitalar Epidemiológico (NHE) do HGT, destaca que, assim que a mulher tem conhecimento da gravidez, é imprescindível iniciar o pré-natal, realizado nos postos de saúde em Tailândia ou na cidade em que reside. Os exames e testagens nesse período objetivam garantir a chegada segura do bebê. Assim que chegam na maternidade, esses exames são realizados novamente antes o parto.

Com os diagnósticos precoces, é possível iniciar o tratamento e com isso, reduzir a transmissão vertical de HIV e outras IST´s da mãe para o bebê, em até 99%, assegurando que a gestação e o nascimento sejam completamente saudáveis.

De acordo com a enfermeira, a testagem para HIV é recomendada para todas as gestantes, preferencialmente no primeiro trimestre da gravidez. Caso a gestante não tenha tido acesso ao pré-natal adequado, o diagnóstico pode ser realizado no terceiro trimestre ou até mesmo na hora do parto. Gestantes que descobrem a infecção durante o pré-natal têm acesso ao tratamento que previne a transmissão vertical.

Elizana esclarece ainda que os sintomas do HIV na gravidez podem variar em gravidade, incluindo inchaço dos gânglios, diarréia, pouco ganho de peso e maior exposição a infecções. “Durante a gravidez, o HIV pode afetar vários órgãos da mulher, como fígado, coração, rins e até mesmo o cérebro. Mas, com uma a ação rápida de identificação e trato do HIV durante o pré-natal, é possível evitar esses perigos, garantindo a saúde de mãe e bebê antes, durante e após o parto”.

O tratamento – O tratamento do HIV durante a gestação é conduzido por meio do tratamento antirretroviral, utilizando medicamentos para controlar a carga viral do HIV e impedir a transmissão vertical. Após o nascimento no HGT, uma série de procedimentos pós-parto é realizada para continuar o tratamento do recém-nascido, assegurando que, mesmo após o tratamento precoce no pré-natal, a criança esteja segura.

Recebendo cuidados abrangentes, o recém-nascido exposto ao vírus recebe cinco latas de leite, que são fornecidas pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do “Projeto Nascer”, medicação antirretroviral e é encaminhado ao pediatra na Unidade de Referência Especializada Materno Infantil (Uremia), em Belém, para acompanhamento especializado.

Elizana destaca que, apesar do perigo representado pelo HIV na gestação, o tratamento adequado permite que o bebê venha ao mundo saudável e livre da infecção. “Com cuidados e tratamentos adequados, tanto a mãe quanto o bebê, podem passar essa fase sem complicações. Vale ressaltar que a importância do cuidado e atenção à saúde não se limita apenas a casos em que há exposição às ISTs. Fazer testagens regulares e procurar aconselhamento médico são passos essenciais para o diagnóstico precoce e o início imediato de tratamentos, assegurando um bem-estar contínuo e prevenir possíveis complicações”, concluiu.

Nadia dos Santos, uma gestante de 26 anos, compartilhou sua experiência positiva durante a gravidez. Com 24 semanas de gestação, ela visitou o HGT para realizar uma ultrassonografia e destacou a importância dos cuidados pré-natais.

“Desde que descobri que estava grávida, busquei imediatamente a orientação de um médico para iniciar os cuidados com a gestação. Realizo consultas de pré-natal regularmente, uma vez ao mês, e graças a Deus não enfrentamos nenhuma complicação até o momento”, finalizou a usuária que mora no Jardim do Valle, em Tailândia.

Referência na especialidade de obstetrícia, o HGT conduz mensalmente uma média de 128 partos, abrangendo tanto os normais quanto os cesáreos. De janeiro a novembro de 2023, a unidade hospitalar já realizou mais de 1.350 partos, destacando-se pelo compromisso em proporcionar assistência de qualidade a gestantes e seus bebês.

Estrutura – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto: Andrey Silva/HGT