HGT realiza ação de educação em alusão ao Dia Mundial da Água com alunos de escola pública

24/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

Foram confeccionados materiais educativos para os alunos e realizadas dinâmicas lúdicas e interativas

Com o objetivo de conscientizar e sensibilizar os estudantes da rede pública municipal de ensino de Tailândia, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), promoveu na última quinta-feira (23) uma palestra educativa em alusão ao Dia Mundial da Água. Para celebrar a data, foram confeccionados materiais educativos e realizadas dinâmicas lúdicas e interativas, promovendo maior interação entre os alunos.

A palestra intitulada “Água fonte de vida” foi realizada na Escola Maria do Socorro Ricarte Lopes e teve como facilitadoras Ana Elizabett, pedagoga do HGT, e Luciene Dias, técnica de enfermagem. O dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 21 de fevereiro de 1993.

Durante o trabalho de educação em saúde, Ana Elizabett explicou sobre a importância da ação com os alunos. “É essencial mostrarmos por que é preciso cuidar bem da água. Assim, contribuímos para a formação de cidadãos mais engajados com questões ambientais. Acreditamos que os alunos são agentes multiplicadores, ou seja, responsáveis por repassarem os conhecimentos para a família e vizinhos”, avaliou.

A água exerce um papel indispensável para a sobrevivência e desenvolvimento da vida, pois atende às necessidades básicas dos ecossistemas. Por isso, é considerada um recurso natural renovável indispensável a todas as formas de vida.

Para a diretora da unidade de ensino, Marcilene Veloso, momentos como esses contribuem para a formação de pessoas conscientes, aptas para decidirem e atuarem no cotidiano social. “É indispensável que as crianças aprendam, desde os anos iniciais, a importância da preservação do ambiente natural em que vivemos e o uso racional dos nossos recursos, assim, no futuro, irão se tornar adultos mais responsáveis”, finalizou a gestora.

Aproximadamente 120 alunos, entre 12 e 14 anos, 7º ao 8º ano do ensino fundamental, participaram das atividades. O estudante do 8º ano, Victor Emanuel de Souza, 13, comentou com alegria o que aprendeu durante a palestra. “Foi um momento de muito aprendizado. Compreendemos a importância de cuidar mais da água, além de preservar nossas fontes naturais. Com isso, manteremos bons cuidados de preservação”, afirmou o estudante.

Estrutura – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica localizado na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.3121.

Texto: Andrey Silva/HGT