Reabilitanda escritora é destaque no Dia do Contador de Histórias no CIIR

24/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

Milena Costa dividiu com outros usuários as histórias do seu mais novo conto

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, por intermédio do setor de Arte e Cultura, realizou na última quinta-feira (23) uma programação literária alusiva ao Dia Nacional do Contador de Histórias, celebrado no dia 20 de março, em sua biblioteca, que proporciona, paralelamente às terapias, uma área com 65m² com um acervo com cerca de 200 livros, incluindo, em braile, entre literaturas infantis e fantasias, além de revistas em quadrinhos.

Com o tema: “Lá vem História”, o evento trouxe entre as atrações a reabilitanda e escritora Milena Costa, de 19 anos, que expôs as suas histórias produzidas aos participantes e lançou, em primeira mão, o seu mais novo conto, o “Fantabularasa”, com um enredo que traz princesas como a Branca de Neve, bruxas, e ainda a participação especial do menino Pinóquio com personagens fictícios criados pela própria autora.

Vânia Lima e Milena Costa no evento do CIIR

Com 227 literaturas produzidas, a relação de Milena com as histórias contadas vem desde quando estava na barriga de sua mãe, é o que garante a tia, Vânia Lima, de 54 anos, que atualmente, é a responsável pela jovem.

“Durante a gestação, eu e a mãe dela liamos livros para a Milena ao lado da barriga. Quando nasceu, continuamos com o hábito; esse foi o incentivo para que hoje tivesse essa imaginação e vontade em ser escritora”, disse.

A tia salienta que Milena começou, primeiramente, a criar as suas histórias brincando com a prima, encenando peças teatrais criadas por elas, em casa. “Quando cresceram, passaram a escrever as histórias no papel. Foi neste momento que a escritora dentro da Milena
foi desenvolvida, que até hoje, garante a ela inclusão social, além de ser uma terapia, pois ama contar histórias”, revela.

Superação – Milena foi diagnosticada com autismo ainda na infância, e a tia relembra o quanto a sobrinha era retraída para o convívio com as pessoas. “Ela não queria contato com ninguém. Mas, através das terapias se recuperou e, hoje, mais próxima das pessoas, escreve e conta os seus enredos. A luta é grande, então, que ninguém desista de pessoas com o espectro autista. Ajude, porque vale a pena para o desenvolvimento. Algumas pessoas diziam que a Milena não iria interagir jamais, pelas suas atitudes; lutei junto com ela e a resposta é essa, escrevendo e contando as suas histórias ao público”, defende.

Centro conta com biblioteca, que proporciona aos usuários atividades lúdicas além das terapias

Estrutura – O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada
município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço:  O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n°1000, em Belém. Mais
informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.

Texto: Pallmer Barros/CIIR