HGT realiza ação humanizada a colaboradoras e usuárias às vésperas do Dia das Mães

HGT realiza ação humanizada a colaboradoras e usuárias às vésperas do Dia das Mães

06/05/2022 Off Por Roberta Vilanova

De forma emocionante ao longo desta semana, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), localizado no sudeste paraense, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), promoveu na Recepção Central, nos leitos e no Auditório da unidade hospitalar, uma programação alusiva ao Dia das Mães, acolhendo usuárias internadas e em atendimento, acompanhantes e colaboradoras.

O evento iniciou com a musicoterapia executada por um coral composto por colaboradoras do HGT, no qual cantaram para as mamães uma música adaptada da canção “Trem-Bala”, de autoria dos compositores Ana Vilela e Luan Santana.

A ação ainda foi composta por entrega de brindes, doces, uma cartilha contendo a “oração da mãe” e um curso básico de automaquiagem com as maquiadoras e professoras Andressa Silva Alves e Layla Maele.

Para finalizar, o GTH levou as colaboradoras ao auditório da unidade hospitalar para uma dinâmica interativa, onde foi passado um vídeo surpresa contendo as fotos de cada colaboradora com os seus respectivos filhos, além de um bate-papo sobre a rotina em ser mãe, curiosidades como matriarca e relatos emocionantes de colaboradoras que moram distantes de seus filhos ou mães, por conta do local de trabalho.

O evento contou com a participação de usuárias e colaboradoras

“O objetivo desta ação é proporcionar carinho e amor as mães, tanto no local de trabalho quanto as que estão internadas ou buscando atendimento. Não sabemos o que elas estão passando. Se estão tristes, preocupadas com algum fato ocorrido. Com isso, o nosso objetivo é tornar um ambiente acolhedor, mais humanizado, desta forma, queremos que elas se sintam valorizadas por essa data tão importante, principalmente, porque muitas aqui estão longe do convívio familiar, pois uma está internada, a outra morando longe por conta do local de trabalho”, refletiu Aladmilla Freitas, coordenadora do GTH.

Referência em obstetrícia, no ano de 2021, o HGT realizou 1.636 partos. Considerando os quatro primeiros meses de 2022, foram 478 bebês que nasceram na unidade hospitalar. Por isso, tanto quem atua na área de saúde ou busca por atendimento, pretendem realizar o parto no HGT.

É o caso de uma das participantes do evento, a técnica em enfermagem da unidade hospitalar, Jéssica Oliveira, de 27 anos. “Eu como profissional da Saúde e colaboradora escolhi ter meu bebê aqui, porque tenho muita confiança nos profissionais. São quase nove anos atuando na unidade e conheço a equipe, a estrutura que o hospital proporciona, isso nos transmite mais segurança nesse momento tão especial; o nascimento do meu bebê”, contou a futura mamãe com cinco meses de gestação.

Quando a ação chegou a um dos quartos, com a mesma preferência, a jovem mãe Raissa Chagas, de 20 anos, havia poucas horas dado a luz à pequena Larissa Chagas, após um parto normal.

“Já estou emocionada pelo nascimento da minha filha, agora, com esta homenagem do HGT, estou com a emoção a mil. Irei passar o primeiro dia das mães com a minha filha, isso é gratificante e sem palavras para descrever a alegria. Foi linda a ação, nunca tinha visto em hospital algum. Parabéns ao HGT por proporcionar esse acolhimento humanizado. O hospital está com um suporte obstetrício de alto nível; de profissionais competentes”, finalizou a moradora de Tailândia.

Estrutura – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Está localizado na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto: Pallmer Barros/HGT

Fotos: Diculgação