Mães festejam assistência humanizada no Hospital do Marajó

06/05/2022 Off Por Roberta Vilanova

Mães foram homenageadas pelos profissionais do HRPM

Na semana da véspera do Dia das mães, quem ganhou um presente mais que especial foi a dona de casa Lenilda Gomes de Souza, 33 anos, mãe do Pedro Henrique, seu quarto filho, residente da cidade de Melgaço-PA, cerca de 2h até Breves. Lenilda teve seu bebê na quinta-feira (05) e deixou seus agradecimentos pelo atendimento humanizado. “Foi maravilhoso, aqui estou sendo bem atendida, gostei muito, a equipe é ótima, e só tenho a agradecer. Estou muito feliz”, disse a usuária

Na manhã desta sexta-feira (06), as usuárias em atendimento no Espaço da Gestante do HRPM, participaram de um café especial em homenagem ao “Dia das Mães”, festejado neste domingo 08/05. Quem participou da ação foi a pedagoga Glauciane Pinheiro Dias, 40 anos, que teve seus dois filhos no HRPM. A usuária relata que háa nove anos, quando teve o seu primeiro filho, recebeu toda assistência da equipe multiprofissional da unidade.

No dia 14 de abril deste ano, ela teve o seu segundo filho, Emanuel Thiago, ao retornar ao hospital para consulta pós-parto com a médica obstetra, sua gratidão continua a mesma com a equipe da unidade hospitalar. “Inclusive no meu segundo filho, recebi todo o cuidado na sala de parto, me senti bastante segura com o carinho da equipe e o apoio do meu esposo. Meu filho nasceu bem, então só tenho a agradecer a toda a equipe que acompanhou desde o pré-natal até o parto”, contou a usuária

Os bebês prematuros que nascem no HRPM recebem todos os cuidados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal UTI/NEO. A técnica de enfermagem, Berlanges Monteiro Prata, 23 anos, mãe de primeira viagem, está há mais de um mês acompanhando seu filho, Asaph Monteiro Prata. Ele nasceu de 28 semanas, a mãe reside na cidade Gurupá, cerca de 12h via embarcação até Breves, durante este período, a usuária ressalta o atendimento que o hospital está prestando tanto pra ela quanto para o bebê. “O atendimento aqui é muito bom, fui recebida muito bem, meu filho está recebendo uma ótima assistência, não tenho do que reclamar, só tenho a agradecer toda a equipe da UTI neonatal pelo excelente tratamento que  estão fazendo com meu filho e pela assistência também que estou recebendo, seja pelo apoio psicológico, da assistência social de toda equipe multi, pois a gente precisa desse acolhimento também, e está sendo muito bom”, acentuou Berlanges, ao destacar sua satisfação com o atendimento recebido pelo HRPM.

Projeto – O Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (Gaame) realiza atividades mensais, orientações, treinamentos às gestantes e mães sobre aleitamento e cuidados com o recém-nascido; dicas e esclarecimentos de dúvidas das mães, seja quando ela está tendo retorno ao médico, ou ainda quando está no pré-natal. Durante ao atendimento, as usuárias têm o acompanhamento de uma equipe multiprofissional composta por obstetra, enfermeira, técnicos de enfermagem, nutricionista, fonoaudiólogo, assistente social, fisioterapeuta e psicologia, que garantem segurança e conforto na assistência da mãe e do bebê.

Dados de atendimento: de janeiro a março deste ano a equipe multiprofissional do HRPM registrou 109 partos e 495 atendimentos no Espaço da Gestante

O Hospital Regional Público do Marajó integra a rede de saúde do Governo do Pará. A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. O hospital fica na avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3783.2140 / 3783.2127.

Texto: Lucas Brilhante/HRPM