Hospital Abelardo Santos conclui a primeira turma do curso de cuidador de idosos

Hospital Abelardo Santos conclui a primeira turma do curso de cuidador de idosos

25/11/2022 Off Por Roberta Vilanova

A capacitação é totalmente gratuita e foi desenvolvida para interessados em ingressar na função

O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado no distrito de Icoaraci, em Belém, encerrou, nesta sexta-feira (25), a primeira turma do Curso de Cuidador da pessoa idosa. A oportunidade é totalmente gratuita e voltada às pessoas que moram próximo da instituição. A capacitação, ministrada por profissionais de saúde da própria unidade, abordou temas como aspectos psicológicos no cuidado, na fisioterapia, na promoção da saúde e no Estatuto da pessoa idosa. Neste primeiro momento, 20 vagas foram disponibilizadas e preenchidas com uma carga-horária de 40 horas.

Oportunidade – Maria do Rosário, de 52 anos, já atua como cuidadora e foi uma das selecionadas para o curso. Para ela, a iniciativa será fundamental para o aprimoramento de suas técnicas de cuidado, além de uma boa oportunidade de melhorar o currículo. “As experiências adquiridas aqui foram fundamentais e só virão a acrescentar na função que já atuo, afinal, conhecimento nunca é demais”, disse Maria.

Já para Lucas Antonio, de 22 anos, a capacitação trouxe esperança para conquistar um futuro emprego. “Eu sempre gostei de cuidar de pessoas. Após esse curso, com todos os ensinamentos passados, sinto que estou preparado para atuar como cuidador”, afirmou o aluno.

Iniciativa – Desenvolvido pelo setor de humanização do HRAS, a ação buscou desenvolver, treinar e fornecer conhecimentos para pessoas que estejam interessadas em se profissionalizar como cuidador de idoso. “Para isto, o nosso curso conta uma equipe multidisciplinar capacitada e composta por diversas especialidades como enfermagem, medicina, fisioterapia, terapia ocupacional, serviço social, psicologia e nutrição”, explica Suellen Santos, analista de humanização do Abelardo.

Ao final, cada aluno recebeu um certificado, atestando a sua participação no curso profissionalizante. “Durante a qualificação oferecida pelo Abelardo, o profissional terá acesso a um domínio técnico científico sobre o tema, além de uma visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa”, acrescentou Suellen.

Missão – Para Marcos Silveira, diretor executivo do Abelardo Santos, o curso propõe uma opção de crescimento profissional e, consequentemente, uma renda extra. “Sabemos da importância da capacitação profissional na geração de empregos e renda. Por isso, por meio desta iniciativa, o HRAS e o Instituto Mais Saúde reforçam o compromisso com a formação integral do ser humano e o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho desenvolvido por ele”, pondera o gestor. “Essa é a primeira turma de muitas. Vamos divulgar novos módulos nos primeiros meses de 2023”, adiantou Silveira.

Profissão – O Cuidador de Idoso é o profissional que tem como atribuição os cuidados com a pessoa idosa, no que diz respeito ao seu bem-estar, considerando como fatores: a higiene, conforto, entretenimento, alimentação, mobilidade e saúde, de modo a zelar por sua integridade, física, emocional e social. Atua na inclusão e na relação entre o idoso, seus familiares e os integrantes da equipe profissional de saúde.

O HRAS é uma unidade pública, administrada pelo Instituto Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Secom

Foto: Divulgação