Hospitais públicos do Pará promovem a saudável interação entre saúde e lazer

24/11/2022 Off Por Roberta Vilanova

No Hospital Jean Bitar a torcida pela Seleção Brasileira foi reforçada

Hospitais públicos do Governo do Pará desenvolvem várias ações de humanização, promovendo momentos de lazer e integração. Nesta quinta-feira (24), usuários, acompanhantes e profissionais assistiram ao jogo do Brasil e Sérvia na Copa do Mundo do Qatar, estreia da equipe brasileira na competição, em um espaço preparado com televisão e lanche especial.

No Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, acompanhantes de usuários com longa internação ocuparam o Refeitório para o momento de lazer. A ação faz parte do Projeto “Cuidando do Cuidador”, conduzido pela Coordenação de Enfermagem das Unidades de Internação.

Recepção do Hospital Regional do Marajó

Entre os participantes estava Simone Martins, 54 anos, residente no bairro do Bengui, cuidadora de Miguel Valente, que está há 13 dias internado na unidade hospitalar. Animada com a vitória da seleção brasileira no primeiro jogo na Copa, ela agradeceu o atendimento da equipe multiprofissional.

“Simplesmente amei a iniciativa de assistir o jogo com outros acompanhantes em espaço fora da unidade de internação. Essa ação renovou nossas energias, a confiança e força para retomar nossos compromissos. Foi um momento de distração. Foi muito bom ver a seleção do meu coração jogar. Espero que essas ações continuem para distrair a gente que acompanha o paciente”, disse Simone Martins.

Para os funcionários, o HJB reservou o auditório da unidade, promovendo maior interação entre as equipes e na força da união da torcida pelo Brasil. Os profissionais foram liberados no horário do jogo sem prejudicar o atendimento aos usuários. No próximo jogo, Brasil e Suíça, outra parte será escalada para assistir.

Área de atendimento do Complexo Hospitalar dos Caetés

Mudança na rotina – A estreia da seleção brasileira no Mundial de Futebol também mudou a rotina no Centro Integrado de Inclusão de Reabilitação (CIIR), onde o auditório acolheu usuários com deficiência, seus acompanhantes e profissionais.

A mesma iniciativa foi realizada no Hospital Regional Público do Marajó (HRMP), em Breves; no Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC), composto pelo Hospital Regional dos Caetés, Policlínica e Natea (Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro do Autismo), e no Hospital Geral de Tailândia, que também utilizaram seus auditórios para a saudável interação saúde e lazer.

Texto: Vera Rojas/HGT