Hospital Abelardo Santos realiza Curso sobre Ventilação Mecânica Não Invasiva

17/01/2023 Off Por Roberta Vilanova

O curso atualiza os profissionais sobre técnicas não invasivas que podem ser usadas nos pacientes

Com a finalidade de atualizar técnicas e manter a capacitação profissional constante, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, vem investindo em treinamentos a distância. Em janeiro, a Plataforma EaD ganha um novo curso voltado aos profissionais que atuam na Assistência, sobretudo nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), abordando a Ventilação Mecânica Não Invasiva (VNI).

O método é usado para ajudar na respiração do paciente por meio de aparelhos introduzidos no sistema respiratório, como na intubação. Segundo o coordenador técnico de Fisioterapia do HRAS, Axell Lins, a técnica facilita a entrada de oxigênio pelas vias aéreas devido a uma pressão de ar, aplicada com auxílio de máscara, que pode ser facial ou nasal.

“O novo curso de EaD disponibilizado para os colaboradores do Abelardo Santos vai atualizar os profissionais sobre as técnicas não invasivas que podem ser usadas pelos pacientes. O curso vai orientar sobre quando, como e porquê usar. Além do passo a passo da aplicação do VNI, até o desmame da pessoa que está fazendo o uso deste método”, informou o fisioterapeuta.

É mais comum que a indicação de ventilação não invasiva seja para pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, como asma e edema pulmonar. A técnica oferece menos risco de infecção, não requer sedação e permite que a pessoa fale, coma e tussa durante o uso da máscara.

Conhecimento – Os treinamentos a distância começaram a ser ministrados no final do ano passado, como recurso para ampliar os conhecimentos dos profissionais por meio de dispositivos móveis com acesso à internet. “O uso inovador da plataforma permite que o nosso profissional se mantenha atualizado sobre as inovações dos serviços e técnicas, em qualquer lugar. E quem ganha com isso é o paciente, que conta com uma assistência cada vez mais capacitada”, reiterou Bárbara Freire, médica do Setor de Qualidade no HRAS.

Os treinamentos on-line foram desenvolvidos para conferir mais agilidade e acessibilidade aos conteúdos que periodicamente são ministrados na unidade. “Os cursos têm certificados e variação de tempo. Eles ficam arquivados em nossa plataforma, o que permite que o colaborador tenha acesso aos conteúdos na hora que precisar, dando a oportunidade de ver mais de uma vez para sanar dúvidas”, acrescentou Bárbara Freire.

Ao longo dos últimos meses, uma ação estratégica foi realizada pela diretoria da unidade hospitalar, incluindo levantamentos sobre as necessidades dos treinamentos exigidos pela organização. A iniciativa prevê que até o final deste semestre todos os setores do Hospital possam disponibilizar conteúdos dentro do programa.

Qualificação – O Planejamento Anual de Treinamento (PAT) do HRAS contempla o cronograma de ações voltadas à promoção da qualidade assistencial e humanização no atendimento. De forma objetiva, os treinamentos são realizados para todos os turnos, inclusive o da noite, ofertando qualificação igualitária e eficiente para todos os profissionais.

“Queremos disponibilizar uma boa parte de nossos treinamentos na plataforma. O interessante é que, além de slides, o profissional poderá gravar vídeos ou áudios e disponibilizar o acesso a todos”, acrescentou o diretor Técnico do HRAS, Paulo Henrique Ataíde.

Serviço: O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos é a maior unidade pública do Governo do Pará. A instituição é administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Roberta Paraense/HRAS