Hospital Abelardo Santos tem Projeto ‘Cuidando de quem Cuida’

Hospital Abelardo Santos tem Projeto ‘Cuidando de quem Cuida’

19/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Durante 15 a 20 minutos, em três dias por semana, colaboradores se exercitam na unidade

Como forma de promover medidas que tornem claro para o colaborador o quanto o seu serviço é importante para toda a sociedade paraense. Em Belém, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, lançou este mês, o Projeto “Cuidando de quem Cuida”. A iniciativa faz com que uma pausa no trabalho de 15 a 20 minutos, em três dias por semana, se transforme em qualidade física e emocional para os profissionais que atendem na assistência da unidade.

A iniciativa do Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), está promovendo mais qualidade de vida, assim como evitando lesões laborais dos profissionais da saúde. A ação mobiliza os colaboradores à prática de exercícios de fortalecimento, evitando o estresse, a ansiedade e o sedentarismo.

Em três dias na semana, a equipe de fisioterapia do Abelardo Santos põe os colaboradores para praticar exercícios que previnem doenças provocadas pela rotina de trabalho. A ginástica tem duração curta, não chega a ter atividades de muita intensidade ao ponto de suar a camisa, porém, traz benefícios de longa permanência para a saúde física e emocional dos funcionários.

Participação – A técnica de hemodiálise, Clea Oliveira, participou e aprovou o projeto. Para ela, a iniciativa trouxe uma mudança positiva na rotina de trabalho. “A ginástica no labor chegou em uma boa hora, pelo fato de a gente estar fazendo muitas atividades como virar o paciente de lado, dar banho no leito, por exemplo”, observou a técnica. Clea elenca os resultados. “A ginástica trabalha em nossa postura, estou com a respiração melhor, os movimentos. Eu gostei!”, acrescentou.

O curto intervalo para os exercícios durante o trabalho trouxe diversos benefícios para a enfermeira Ana Paula Sales. “Muito bom mesmo. Quando a gente volta para a rotina, ficamos mais dispostos a continuar produzindo. Não foi só eu, mas toda a equipe gostou muito desse momento da ginástica laboral”, parabenizou a iniciativa.

Em dupla, profissionais do Aberlado Santos praticam a ginástica em busca de benefícios à saúde

Benefícios – A ação partiu do setor de fisioterapia em parceria com a medicina do trabalho, como forma de impactar positivamente na assistência do paciente. “O Projeto Cuidando de Quem Cuida” vem para proporcionar aos colaboradores melhora na qualidade física e mental, com técnicas de relaxamento e alongamentos. Dessa forma, o corpo acaba ficando mais disposto para encarar a rotina do plantão, afetando diretamente na qualidade da assistência”, explicou Axell Lins, coordenador do serviço de fisioterapia do HRAS.

A fisioterapeuta Maria Talia observa que os exercícios são de grande importância no ambiente de trabalho. “Eles previnem possíveis lesões nos colaboradores através da ginástica preventiva, corretiva, compensatória e de relaxamento. Cada uma dessas modalidades tem sua importância dentro desse conceito, onde cada um tem o mesmo objetivo que é corroborar para um ambiente mais leve e fácil de trabalhar. Assim, melhorar o sistema nervoso, reduzir a sensação de fadiga, combater as doenças ocupacionais, aumentar a atenção e a concentração, minimizar a monotonia e descontrair o ambiente”, disse a especialista.

Para o diretor geral do Abelardo Santos, Marcos Silveira, a gestão do Instituto Mais Saúde, que administra a unidade, reúne um conjunto de esforços para proporcionar aos trabalhadores e aos usuários da unidade um aumento na qualidade de vida. “Nosso objetivo é cuidar das pessoas: pacientes e colaboradores. Percebemos que ações simples, como a ginástica na hora do trabalho, trazem resultados extraordinários para a saúde e o bem-estar dos nossos trabalhadores. Estes exercícios utilizam técnicas de respiração, alongamentos e correção de postura, que evitam as doenças ocupacionais e o possível surgimento de lesões, assim, temos um colaborador mais disposto para atender da melhor forma os nossos usuários”, ponderou o gestor.

Texto: Roberta Paraense/HRAS

Fotos: Divulgação