Hospital de Castelo de Sonhos irá oferecer até 2.500 serviços à população do distrito e região

Hospital de Castelo de Sonhos irá oferecer até 2.500 serviços à população do distrito e região

23/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

O Hospital Geral de Castelo de Sonhos João Trevisan Sobrinho, em Altamira, na região de integração do Xingu, irá oferecer uma série de ações no próximo dia 8 de abril, por meio do Projeto ‘Ampliando Saúde’. A iniciativa visa disponibilizar até 2.500 atendimentos à população do distrito e dos municípios de abrangência.

As atividades estão inseridas no projeto do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da unidade, e serão realizadas na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental João Paulo II, localizada na Rua Mogno, nº 27, no bairro São Miguel. Os atendimentos ocorrerão de 8h às 11h, e serão retomados de 13h às 17h.

Serviços – Com a ajuda do projeto, a população poderá contar com mais de 14 serviços entre eles: atendimentos com a equipe multiprofissional, triagem, aferimento de pressão arterial, medição de glicose, acesso à regularização da Carteira Nacional do SUS, consultas com fisioterapeutas, com médicos clínico geral, além do encaminhamento do paciente – caso tenha indicação – para especialistas e, também, para a realização de exames clínicos e laboratoriais no próprio hospital, além de práticas de dança-terapia e ginástica em grupo.

Iniciativa – “O Governo do Estado, junto com o Instituto Mais Saúde, objetiva com esta programação, alcançar a população de Castelo de Sonhos e das localidades vizinhas como forma de contemplar aquelas pessoas que estão necessitando de atendimento de saúde, e, por algum motivo, não chegam ao hospital no dia aa dia. A iniciativa do GTH vai promover atendimentos de serviços de maneira diferenciada, como uma programação leve, atrativa e fora dos muros da unidade, sendo que, assim, alcançaremos pessoas de todas as idades ao mesmo tempo”, observou Diego Carlis dos Santos, diretor-geral do Hospital de Castelo de Sonhos

Além dos atendimentos à saúde, a unidade vai promover uma série de atividades infantis, como contação de histórias, desenhos, pintura de rosto, além de danças e práticas de exercício físico.

Estratégia – Para o secretário de Saúde Pública Estadual (Sespa), Romulo Rodovalho, a unidade é estratégica do Governo do Pará para descentralizar o atendimento da saúde de grandes centros.

“Em um estado com dimensões territoriais continentais, como o Pará, o Hospital de Castelo de Sonhos é de acesso mais rápido aos moradores do distrito e das localidades ao entorno. Castelo, por exemplo, fica distante quase 1 mil quilômetros de Altamira, sua sede municipal. Estamos com grandes expectativas para a ação que vai alcançar, em apenas um dia, uma população com longos trechos de deslocamento para ser atendido, e que, durante a semana, estão envolvidas em suas atividades do cotidiano, e acabam deixando a sua saúde em segundo plano”, disse o gestor da pasta.

Serviço: O Hospital Geral de Castelo de Sonhos é uma unidade pública administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade tem tornado cada vez mais prática a vida dos moradores do distrito, como também da população das localidades de Cachoeira da Serra e Vila Isol, que até então tinham que se deslocar por cerca de 1.100 km para chegar em Altamira, na região do Xingu, em busca de atendimentos de saúde e de internações hospitalares.

Texto: Ascom/HGCS

Foto: Divulgação