HGT promove nova edição do ‘Laços de Amor’ para gestantes assistidas na unidade

HGT promove nova edição do ‘Laços de Amor’ para gestantes assistidas na unidade

23/03/2023 Off Por Roberta Vilanova

O objetivo é proporcionar um ambiente mais acolhedor e humanizado às mulheres grávidas atendidas no Hospital

O Hospital Geral de Tailândia (HGT) promoveu, esta semana, um novo encontro do projeto “Laços de Amor”, direcionado às gestantes atendidas pela unidade hospitalar. O projeto tem a finalidade de fortalecer, cada vez mais, as relações entre as usuárias e a equipe multiprofissional da instituição. Entre as ações, são apresentadas as instalações do Centro de Parto Normal (CPN) e as equipes do setor, proporcionando um ambiente mais acolhedor e humanizado. O iniciativa tem o auxílio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH).

Emanuelle Campiolo, enfermeira e voluntária do projeto, explicou a ação. “Hoje realizamos o segundo encontro com as gestantes do nosso município. Elas são recebidas com café da manhã e, em seguida, realizamos o ‘Hospitur’, onde elas conhecem o CPN e as dependências da unidade, além das rotinas que elas terão durante sua estadia no HGT. Para finalizarmos, distribuímos lembranças, desta vez, foram fraldas descartáveis, que foram doadas ao hospital”.

A enfermeira enfatizou a importância do projeto que repassa às gestantes mais confiabilidade e segurança na hora do parto, além de tornar possível uma aproximação mais fortalecida para os dois lados: usuárias e HGT.

Emanuelli destacou que o projeto compreende a diretriz de acolhimento, comparecendo e sustentando a relação entre equipes, serviços e usuários. Como valor das práticas de saúde, o acolhimento é construído de forma coletiva, a partir da análise dos processos de trabalho e tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre usuários e profissionais.

Uma das participantes do “Laços de Amor”, Ruth Sara, 24, elogiou a iniciativa e sua satisfação com o projeto. “Recebi o convite para participar do encontro e fui muito bem acolhida. Sou mãe de primeira viagem, e durante a palestra, pude tirar minhas dúvidas sobre a gestação, além de aprender sobre meus direitos. É um excelente projeto, principalmente para gestantes, que assim como eu, não possuem muitos conhecimentos sobre a maternidade”.

Ana Cristina Barros, 30, espera o terceiro filho e gostou da ação. “Felizmente, durante a reunião, esclareci todas as minhas dúvidas. Agora, me sinto ainda mais segura ao saber que posso desfrutar de uma boa assistência e de profissionais qualificados”.

Referência em obstetrícia na região nordeste paraense, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) encerrou o ano de 2022 com mais de 1.400 partos realizados e com a média mensal de 100 partos. Entre as várias especialidades, o HGT, oferece a assistência de pediatria.

Estrutura – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço – O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.3121.

Texto: Andrey Silva /HGT

Fotos: Divulgação