Hospital Galileu e Sespa promovem mutirão de serviços de saúde e beleza para os homens ao som da Banda da PM

Hospital Galileu e Sespa promovem mutirão de serviços de saúde e beleza para os homens ao som da Banda da PM

16/11/2021 Off Por Roberta Vilanova

Ação oferecer atendimento auricular aos usuários

Uma programação em defesa da saúde do homem movimentou o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), na Grande Belém, nesta terça-feira (16). Alusivo à Campanha Novembro Azul, a unidade, referência do Governo do Estado em traumatologia, em parceria com as coordenações de Saúde do Homem, do Idoso e da Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), ofereceu um leque de serviços de autocuidados aos seus usuários, colaboradores e ainda, aos policiais da Banda de Música da Polícia Militar do Pará.

A ação, que teve o como principal objetivo o alerta ao público masculino sobre a importância do cuidado com a saúde e a prevenção do câncer de próstata, foi celebrada com palestras, orientação de profissionais de saúde, massagens, atendimento auricular, encaminhamento para exames e consultas, sessões de tratamento de pele e mais: muita música promovida pela banda da PM.

“Conscientizar a população e preveni-la sobre os cuidados com a saúde e das doenças como o câncer de próstata, por exemplo, é motivo de muita alegria dentro de uma unidade hospitalar. Hoje, cerca de 80% do público atendido no Galileu é de homens. E, por isso, celebramos a Campanha Novembro Azul com festa e uma pluralidade de serviços que promovam, além do estar físico, o bem-estar emocional dos nossos pacientes, acompanhantes e colaboradores”, explicou Alexandre Reis, diretor executivo do Hospital Público Galileu.

Satisfação – O eletricista Edmilson Cabral, de 42 anos, está internado no HPEG desde o dia 9 de novembro, devido ao acidente que sofreu enquanto fazia manutenção em uma rede elétrica. O poste que apoiava a sua escada partiu no meio e, assim, sofreu fratura nos dois pulsos. Ele participou da ação e considerou relevante. “Muito bom esse evento para nós homens, eu mesmo demorei a me cuidar e ir ao médico, e vejo esse evento como uma oportunidade para gente refletir sobre esses cuidados”, afirmou o paciente.

Já o autônomo Josiel Gomes, 40 anos, que foi transferido do município de Curralinho, no Marajó, para o Hospital Galileu, se emocionou com as melodias e o alerta em tom festivo. “Foi uma programação linda. A música faz bem e as orientações trazem pra gente um alerta. Quem está internado fica ansioso e tenso com o tratamento, mas recebemos até massagem para a gente se sentir melhor”, brincou o usuário que há dez dias está na unidade, para a recuperação de um acidente que acometeu o tendão esquerdo.

Quem também se beneficiou com a massagem foi o mototaxista Antônio Aviz, de 50 anos. Ele fraturou o cotovelo direito, enquanto destelhava a sua casa e está na unidade há uma semana.  “Isso tudo faz a gente se sentir melhor e tirar o estresse de uma internação. Gostei da música e mais ainda da massagem. Isso sem falar no  alerta sobre o câncer que é algo valioso”, elogiou.

Banda de Música da Polícia Militar

Bem-estar – Durante a programação, os militares apresentaram um repertório variado com canções de diversos estilos e ritmos. O subtenente Jorge Freitas, regente da Banda de Música da Polícia Militar, destacou a importância da melodia para o ser humano. “A música tem um poder curativo, quem toca uma música, chega ao coração das pessoas que estão ouvindo. E isso mexe com a gente também”, comentou o policial.

O evento promovido pelo setor de Humanização do Hospital Galileu, teve ainda, o intuito de promover o bem-estar dos usuários e colaboradores. “O Novembro Azul, assim como o Outubro Rosa, são campanhas nacionais de alerta aos tipos de cânceres com maior incidência em homens e mulheres. Porém, além de disseminar as informações sobre as doenças, temos como finalidade, promover o entendimento, o bem-estar e a autoestima dos nossos usuários. O evento contemplou o físico e o emocional do público”, observou a enfermeira Anny Segóvia, coordenadora de Humanização do Hospital Galileu.

Parceria – Na ação, a Coordenação Estadual da Saúde do Homem disponibilizou aos usuários do Galileu, o encaminhamento para a realização de exames e consultas em outras unidades da rede estadual. “Estamos oferecendo aos usuários do hospital, sobretudo, os acima de 50 anos, uma série de exames na Policlínica Metropolitana. O objetivo é fazer com que esses homens procurem os serviços de saúde ainda de forma preventiva. Percebemos nesse público, uma barreira para o autocuidado, por isso, esse tipo de evento é importante para a Sespa junto às unidades”, frisou Diego Cutrim, coordenador estadual de Saúde do Homem.

Cutrim também destaca que o homem tem uma expectativa de vida sete anos menor do que a das mulheres e que o câncer de próstata é o segundo mais incidente na população masculina do Pará, ficando atrás do de estomago. “Pensando nisso, trouxemos banner e folders que falam sobre a saúde integral do homem, abordando o câncer de próstata e de pênis, além informações sobre a saúde bucal e segurança no trânsito, para disseminar essa cultura do cuidado com a saúde”, completou.

Participantes receberam orientação sobre saúde bucal

Para Alessandra Amaral, coordenadora de Saúde Bucal da Sespa, a ação é uma união de esforços em benefício à saúde. “Os cuidados com o corpo começam pela boca. Nestes eventos, são repassadas as orientações sobre os cuidados com a dentição, através de palestras educativas e preventivas, ensinando a correta escovação, a importância das consultas semestrais e alertando para a alta incidência de câncer de boca também”, reforçou.

Fazendo parte das orientações, o evento também contou com a Coordenação da Saúde do Idoso, com a prática da auriculoterapia que consiste na estimulação de pontos nas orelhas, sendo, semelhante à acupuntura e os serviços de massoterapia e consultoria de cuidados com a pele. Além disso, os pacientes puderam se enxergar no mural afetivo, com suas fotos fixadas para o reconhecimento do seu ‘eu’.

Perfil – O Hospital Galileu é referência na Rede Estadual do Pará em atendimentos de traumas ortopédicos. Administrado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia – ISSAA, a unidade recebe usuários regulados pela rede estadual de saúde, por ser retaguarda de pacientes que necessitam de tratamento especializado em traumatologia, sobretudo, com a maior incidência de acidentes de trânsito, contabilizando cerca de 80% dos casos.

Texto: Roberta Paraense /HPEG