Hospital Galileu realiza palestra em alusão ao “Dezembro Vermelho”

Hospital Galileu realiza palestra em alusão ao “Dezembro Vermelho”

13/12/2022 Off Por Roberta Vilanova

A campanha é marcada pela conscientização contra o HIVAIDS e ISTs

Na manhã da última segunda-feira (12), o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, promoveu uma palestra alusiva à campanha “Dezembro Vermelho”, com orientações sobre a importância do diagnóstico precoce da AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), bem como prevenção e tratamento. A programação contou com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

“Trabalhar em cima das campanhas de conscientização, como o ‘Outubro Rosa’ e ‘Dezembro Vermelho’ nos permite disseminar orientações de saúde, autocuidado e bem-estar entre nossos colaboradores, pacientes e seus acompanhantes”, explica Ane Segóvia, coordenadora de Humanização do Hospital Galileu.

Durante a palestra, os participantes tiveram acesso a fotos e informações relacionadas ao tema, além de um momento para tirar dúvidas.  A acompanhante Carla Michele, vinda de Soure, foi uma das participantes. “Achei a iniciativa bem interessante. Principalmente por serem informações importantes e necessárias”, afirmou.

Para Flávio Marconsini, diretor executivo do Galileu, o incentivo às campanhas de conscientização entre pacientes e colaboradores deve estar presente na rotina do hospital e de seus profissionais de saúde. “O cuidado com o paciente vai além das enfermarias. Por meio dessas orientações, conseguimos, também, orientar sobre os serviços públicos de saúde disponibilizados para a população”, ressalta o gestor.

Campanha – A campanha “Dezembro Vermelho” traz o importante debate sobre o combate a Aids, doença causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções e que pode ser transmitida pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados. O “Dezembro Vermelho” também marca uma grande mobilização nacional na luta contra outras ISTs.

“O debate sobre HIV, AIDS e IST é feito o ano todo. Em dezembro, intensificamos o assunto entre as unidades públicas pois sabemos da importância do tema, principalmente entre os profissionais de saúde”, explica Diego Cutrim, coordenador estadual de Saúde do Homem da Sespa.

Doação de sangue – Ainda fazendo parte da programação de segunda-feira (12), os participantes do evento também receberam orientações sobre a importância da doação de sangue.

“Sempre que possível, orientamos nossos colaboradores, pacientes e acompanhantes sobre doação de sangue e como isso fará a diferença para quem precisa. No Galileu, realizamos uma média de 240 cirurgias por mês, evidenciando a necessidade em manter o nosso estoque de bolsas de sangue cheio”, pondera a biomédica Ingrid Dianne.

Serviço: A unidade, localizada na Rodovia Mário Covas, 2553, é um Hospital Público administrado pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Rafaela Palmieri/HGT

Fotos: Divulgação