Sespa promove capacitação sobre diagnósticos de anomalias congênitas

Sespa promove capacitação sobre diagnósticos de anomalias congênitas

13/12/2022 Off Por ASCOM

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) promoveu nesta terça-feira, dia 13, uma Oficina de Capacitação Sobre o Diagnóstico e Notificação de Anomalias Congênitas no Pré-Natal e ao Nascimento. O evento foi acompanhado por médicos e enfermeiros de diversos hospitais da região metropolitana de Belém que atuam diretamente com o pré-natal, parto e exame físico do recém-nascido.

O objetivo da programação foi qualificar estes profissionais de assistência em saúde para a detecção mais precoce possível de anomalias congênitas, além de salientar a importância da notificação de anomalias identificadas na Declaração de Nascido Vivo. No Brasil, anomalias congênitas são as maiores causas de mortes de óbito infantil desde 2018. Ainda que esteja com este mais baixo, a realidade do estado do Pará é similar ao do país, por isso a importância da capacitação de profissionais da área.

O médico Hélio Franco, membro da Coordenação da Saúde da Criança da Sespa, reforçou a importância da capacitação voltada para a realidade da região: “Os índices de anomalias congênitas são altos em todo o mundo, mas na nossa região amazônica, temos fatores que levam a mais casos. São fatores sociais, econômicos, ambientais e de insegurança alimentar que influenciam nos casos de doenças congênitas, além das questões genéticas. Precisamos sensibilizar os profissionais acerca da relevância do preenchimento correto da notificação de casos para melhor entendermos a realidade do nosso estado”, declarou.

“Além disso, as notificações são importantes para trabalharmos com universidades e outras instituições de pesquisa para detectarmos as causas dessas doenças. Sabemos que alguns casos não possuem causas definíveis, mas as que são traçáveis colaborarão para a melhora dos índices do nosso estado”, acrescentou Doutor Hélio.

Texto: Edilson Teixeira