Hospital Geral de Tailândia encerrou ações de outubro com mais de 400 exames de mamografias para mulheres da região

01/11/2023 Off Por Roberta Vilanova

Banca especializada realiza cadastro de mulheres para a realização do exame de mamografia

A equipe multiprofissional do Hospital Geral de Tailândia (HGT), encerrou este mês, ações do outubro Rosa com um total de 401 exames de mamografias para colaboradoras e mulheres da região, em combate e prevenção ao câncer de mama. Em consonância com a mobilização da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que este ano trouxe o tema “Vem te Cuidar”, a unidade hospitalar continuará oferecendo o serviço com a temática até dezembro deste ano.

Entre as mulheres beneficiadas pela ação, esteve a usuária Marilene da Veiga, 57 anos, que relatou a sua experiência durante o exame. “Minha irmã veio fazer a mamografia antes de mim e foi ela quem agendou a minha também. Fiquei um pouco apreensiva antes, mas a equipe do HGT foi muito atenciosa durante todo o processo. Enquanto a profissional realizava o exame foi me explicando todo o procedimento e me ajudou a posicionar corretamente a mama. O exame não durou muito tempo. Agora é só aguardar para receber os resultados e espero que esteja tudo bem. A mamografia é importante para a minha saúde e a saúde de todas nós. Sinto alívio em ter feito a mamografia”, finalizou a servidora pública que reside em Goianésia, distante mais de 100 Km de Tailândia.

Durante outubro, várias ações, internas e externas, foram realizadas em favor das usuárias e acompanhantes atendidas. Uma das principais iniciativas foi o ponto de atendimento exclusivo para o agendamento de mamografia, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, em frente à Recepção do Ambulatório. O serviço permanecerá até final de dezembro, para facilitar o acesso ao exame por mulheres da região.

A decoração do espaço contou de forma lúdica e informativa com uma caixa grande cor rosa, aproveitando o modismo da caixa da Barbie, para produção de fotos das mulheres que transitavam pelo HGT, e que continha informações sobre a temática.

Segundo a enfermeira e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Emanuelle Cupini Campiolo, a programação de agendamento de exames de mamografia, incluiu ainda, o atendimento de caravanas de mulheres de Tailândia e cidades vizinhas. “Essa iniciativa não apenas expandiu o alcance das ações do Outubro Rosa, mas também demonstrou a dedicação do hospital em atender às necessidades da comunidade.

Já a presidente do Grupo de Trabalho (GTH), a nutricionista Patrícia Manfredi, com apoio de Emanuelle Campiolo, participou de algumas ações externas junto a instituições parceiras. Elas ministraram palestra sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e sobre alimentação mais saudável que ajuda na prevenção da doença, para cerca de 200 funcionárias da empresa Belém Bio Energia, em Tailândia, que também contou com várias atividades lúdicas para o melhor entendimento do Outubro Rosa.

E isso não é tudo. O HGT participou ainda de um importante evento anual da cidade chamado “Chá Rosa”, em prol de mulheres com câncer. Todo dinheiro arrecadado é para custeio do tratamento delas. O hospital esteve presente para agendar mamografias.

Caravana de mulheres de Goianésia-PA realizam exames de mamografia

Programação – As ações seguem até o final deste ano e têm o intuito de criar um ambiente acolhedor e repleto de positividade. “Nossa equipe de decoração transformou os corredores e espaços comuns do hospital. Utilizamos luzes em tom rosa na fachada do hospital, balões e painéis temáticos para encher nossos espaços de cor, amor e, sobretudo, prevenção. A decoração não apenas trouxe um sorriso aos rostos de nossos pacientes, mas também lembrou a todos sobre a importância do diagnóstico precoce da doença e cuidar da saúde, mesmo em tempos desafiadores”, detalhou a nutricionista.

Para promover a conscientização entre os colaboradores, o hospital reservou todas as quartas-feiras, para que colaboradores pudessem vestir rosa. Essa iniciativa não apenas envolveu a equipe interna, mas também mostrou a unidade e o comprometimento de todos em relação à causa da prevenção do câncer de mama. “A adesão foi maciça”, afirmou Emanuelle Campiolo.

Dados nacionais – Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil deve registrar 704 mil casos novos de câncer, em cada ano, entre 2023 e 2025, um aumento de quase 13% em relação às estimativas do triênio anterior (2020-2022), que apontavam 625 mil casos novos a cada ano.

De janeiro de 2022 a setembro de 2023, o HGT realizou cerca de duas mil mamografias. Com a facilidade em marcar o procedimento, em duas semanas de outubro a unidade realizou mais de 109 exames.

Até dezembro, o HGT recebe abertamente o agendamento para mamografia. Nos demais meses, os exames são marcados por meio da Central de Regulação.

Profissionais do HGT participam de evento anual municipal em alusão ao Outubro Rosa

HGT – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Usuários atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Fica na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.

Texto: Vera Rojas/HGT