‘Novembrinho Azul’ promove saúde e informação para meninos e famílias

‘Novembrinho Azul’ promove saúde e informação para meninos e famílias

01/11/2023 Off Por Roberta Vilanova

Além do Novembro Azul, campanha voltada para a atenção à saúde do homem, a partir de 2023 foi implementada no Brasil, o Novembrinho Azul, uma campanha de saúde dedicada a meninos de até 15 anos. O objetivo da campanha é reforçar a prevenção de doenças ligadas à saúde sexual e reprodutivas dos jovens, visando estimular que famílias busquem precocemente as redes de atenção à saúde para os cuidados específicos de meninos nessa faixa de idade.

Para a implementação bem-sucedida da campanha no Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) designou para a Coordenação da Saúde do Homem e para a Coordenação da Saúde da Criança a implementação de ações voltadas para o Novembrinho Azul.

As duas coordenações estarão presentes nas ações programadas para o Novembro Azul com informando sobre temas como a importância da investigação de quadros de dor testicular e do aumento de volume escrotal, da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) e do diagnóstico e tratamento precoces de condições que sejam fatores de risco para doenças na vida adulta.

Serão incluídos nas oficinas, palestras e webconferências previstas para o Novembro Azul informações sobre os temas previstos para o Novembrinho Azul. Segundo Diego Cutrim, Coordenador da Saúde do Homem da Sespa, trata-se da primeira ação da campanha, que será ampliada nos próximos anos.

“Por tratar-se de uma lei sancionada recentemente, este são os primeiros passos do Novembrinho Azul, mas que já está incluído no nosso calendário de saúde. Levaremos para nossas ações muitas informações, esclarecimentos e encaminhamentos para consultas para esse população tão importante que é a de meninos de até 15 anos. Reforçaremos principalmente a importância da vacina do HPV, que possui adesão baixa entre meninos, entre outros temas importantes de serem tratados”, declarou.

A programação do Novembro e Novembrinho Azul da Sespa começa com um seminário de abertura no auditório na sede da Secretaria no dia 01 de novembro. A partir do dia 4, profissionais da Sespa estarão engajados em uma série de atividades, como ações educativas em canteiros de obras; oficinas nos Centros Regionais de Saúde; ações educativas e marcação de consultas nas atividades do TerPaz e das Usinas da Paz e o “Dia D” na Policlínica Metropolitana, em Belém. Estas ações contarão com oferta de serviços como testagens, avaliações, vacinação, encaminhamento para consultas, entre outros.

Texto: Edilson Teixeira/Sespa