Hospital Geral de Tailândia (HGT) adere à prevenção da endometriose

Hospital Geral de Tailândia (HGT) adere à prevenção da endometriose

10/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

No Hospital Geral de Tailândia, mulheres participam de ação de educação sobre o que ocorre no endométrio

A gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT), adere à campanha nacional do Março Amarelo, e faz um alerta à população, especialmente, o segmento feminino sobre os riscos, sintomas e tratamento da endometriose que ocorre quando o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo. A doença é comum, porém, ainda é pouco conhecida.

A ação de educação em saúde, que se estenderá até o final deste mês, é conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) com a realização de palestras nas áreas de atendimento da unidade hospitalar para usuários e acompanhantes.

Na quarta-feira (9), o conteúdo do evento foi ministrado pela nutricionista clínica do Serviço de Nutrição Dietética (SND), Katrinne Mayanne. Ela abordou a temática e deu dicas de alimentação balanceada para prevenir a doença. O público presente recebeu uma cartilha educativa.

A ENDOMETRIOSE – A nutricionista Katrinne Mayanne explica que a endometriose é uma doença muito recorrente em mulheres acima dos 30 anos de idade. “O endométrio, que é a parte inferior do útero, normalmente, é estimulado no período reprodutor da mulher. Então, quando a mulher não engravida, esse endométrio é liberado na menstruação e fica na parte inferior do útero. Normalmente, causa inflamação que é denominada de endometriose. Por isso, a doença precisa ser discutida pelas mulheres”, explicou ela.

Entre as usuárias que aguardavam atendimento e participou da palestra, estava a autônoma Lúcia Rodrigues, de 38 anos, que parabenizou a iniciativa do HGT e admitiu que tinha poucas informações sobre a doença. “Eu mesma não conhecia o assunto profundamente. Já tinha ouvido a palavra endometriose, mas não sabia do seu significado. Agora, após a palestra, irei me cuidar mais e ficar atenta. Além disso, também irei levar o assunto às outras mulheres. O HGT faz além de atender a população. É também uma unidade hospitalar educativa”, finalizou a moradora de Tailândia.

 

Paciente com o panfleto sobre a endometriose

PRINCIPAIS SINTOMAS – A endometriose causa uma cólica menstrual intensa; provoca dores na relação sexual, na lombar e ao urinar. A nutricionista do HGT orienta o consumo de ômega 3; peixes, feijão e lentilhas.

Ela também sugere frutas cítricas como abacaxi, laranja; e fibras, como a aveia e a linhaça. “Essa dieta ajuda no processo inflamatório do endométrio. Se há inflamação, esse cardápio alimentar ajuda a desinflamar. Portanto, é importante se atentar para uma alimentação balanceada”, pontuou a nutricionista.

De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), uma a cada 10 mulheres entre 25 a 35 anos, no Brasil, sofre de endometriose.

SERVIÇO: O HGT é um órgão do governo do Estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), localizado na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo, de Tailândia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3752.3121.

*Texto: Cirayth Pallmer Barros Rodriges/HGT