Hospital Geral de Tailândia investe na qualidade do atendimento oferecido às crianças

Hospital Geral de Tailândia investe na qualidade do atendimento oferecido às crianças

21/11/2022 Off Por Roberta Vilanova

A Brinquedoteca garante o direito de brincar às crianças atendidas no Hospital

Em alusão ao Dia Mundial da Criança – 20 de Novembro, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), no sudeste paraense, intensifica as boas práticas de atendimento de qualidade, seguro e humanizado aos pacientes pediátricos internados e em atendimento na unidade. A data foi instituída em função da Declaração dos Direitos da Criança, aprovada em 1959, e reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 20 de novembro. A data lembra ainda a Convenção sobre os Direitos da Criança, realizada em 1989.

Ao reconhecer a importância de atividades que permitam às crianças brincar e se expressar, o HGT, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), mantém uma Brinquedoteca para oferecer aos usuários um ambiente humanizado, além da assistência.

Carla Nascimento com a filha, aprovou a programação

Direitos – A paciente Carla Alessandra Nascimento, 20 anos, já com dois filhos, se emocionou ao dar à luz sua filha no HGT. “Sempre quis ter uma menina. Fiquei muito feliz. É muito importante celebrar esse dia, reforçar os direitos que as crianças têm, o direito de brincar, se divertir, ser criança. Hoje em dia, por conta das redes sociais e outras tecnologias, as crianças têm perdido o costume de sair, brincar, e isso é muito importante”, ressaltou a dona de casa ao saber da comemoração pelo Dia Mundial das Crianças.

Referência na assistência de baixa e média complexidade em várias especialidades, incluindo obstetrícia e pediatria, de janeiro a outubro de 2022 o HGT realizou cerca de 1.400 partos, mais de mil consultas pediátricas ambulatoriais e cerca de 200 internamentos de crianças.

Para a pedagoga do HGT Ana Elizabett Gomes, a unidade hospitalar oferece assistência com uma equipe multiprofissional. Os pequenos usuários têm acompanhamento pedagógico, psicológico e assistência social. “A criança tem seus direitos, e aqui brincar é um direito da criança, assegurado por lei. Dessa forma, dentro da estadia dos pacientes pediátricos na unidade, oportunizamos a Brinquedoteca, um espaço lúdico adequado para que eles”, ressaltou a profissional.

O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e polícias Rodoviárias Estadual e Federal.

Serviço: O HGT integra a rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto: Pedro Amorim/HGT

Fotos: Divulgação