Hospital Geral de Tailândia reduz tempo de espera em 42,7%

Hospital Geral de Tailândia reduz tempo de espera em 42,7%

26/04/2023 Off Por Roberta Vilanova

Em 2022, unidade realizou mais de 65 mil atendimentos no setor de Pronto Atendimento (PA)

Em função da alta demanda e visando melhorar a agilidade nos atendimentos, a gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT), na região de integração do Tocantins, implantou um novo modelo no Pronto Atendimento (PA) que reduziu o tempo de espera para atendimento médico em 42,7%, possibilitando uma assistência ainda mais ágil e humanizada aos usuários.

Com uma média diária de 200 atendimentos por dia, o P.A é uma das principais formas de acesso aos cuidados médicos no HGT devido ao grande número de atendimentos realizados, por isso, diariamente, foram adotadas estratégias para acelerar o atendimento de cada usuário, de acordo com a sua prioridade clínica.

A gerente assistencial, Ane Francy, explica que, para que o novo fluxo fosse implantado na unidade hospitalar, foram necessárias a realização de algumas mudanças no setor, como a implementação de manuais e protocolos, contratação de um profissional para auxiliar os usuários na sua chegada, além do fortalecimento e monitoramento dos processos junto às equipes assistenciais, que por sua vez, teve participação ativa em todas as etapas do projeto.

“O aprimoramento realizado permitiu padronizar as atividades desenvolvidas no setor e, assim, oferecermos um serviço padrão e com mais qualidade e segurança, somando valor aos nossos usuários que necessitam de atendimento. Essas mudanças intensificam a prestação de um atendimento humanizado, além de um ambiente de trabalho ainda mais adequado aos colaboradores. Com essa redução de tempo de atendimento, já temos ganhos não apenas na comodidade daqueles que buscam por assistência no HGT, mas, também, no sentido de conseguirmos atender às demandas de saúde em menor tempo”, finalizou a gestora.

Aprovação – Jaciara Cruz, 25 anos, comenta que o novo modelo de acolhimento facilitou o dia a dia dos usuários que procuram auxílio médico. “Em meus atendimentos anteriores até a implementação do novo fluxo, havia a necessidade de aguardar um pouco mais de tempo para que o atendimento e avaliação ocorressem. Agora, podemos usufruir de um serviço ainda mais rápido e dinâmico”, avaliou.

A modificação no P.A é somente uma das várias ações que vêm sendo implantadas no HGT. Por meio de investimento em treinamentos constantes às equipes e implementação de protocolos assistenciais, a unidade hospitalar garante ainda mais equidade em saúde e seguridade nos atendimentos. Em 2022,  realizou mais de 65 mil atendimentos no setor de Pronto Atendimento.

Estrutura – O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica localizado na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.

Texto: Andrey Silva/HGT

Foto: Divulgação