Hospital Geral de Tailândia se engaja na prevenção de acidentes de trânsito

24/05/2022 Off Por Roberta Vilanova

Unidade promove ações de sensibilização junto a usuários e colaboradores em dois horários, às 9h e às 15h

Em adesão à campanha nacional Maio Amarelo, de prevenção de acidentes de trânsito, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), promove nesta terça-feira (24), e quarta-feira (25), ações de sensibilização junto a usuários e colaboradores nas dependências da unidade hospitalar. O evento está agendado para dois turnos: às 9h e às 15h.

A ação consiste em levar informações com o tema “Maio Amarelo, atenção pela vida”. O Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), em 2014. A campanha deste ano objetiva chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, em Tailândia, registrado pelo setor de estatística do HGT.

Referência no atendimento, a unidade hospitalar contabilizou cerca de 2.000 casos em 2021, entre acidentes com moto, bicicleta, carro e atropelamento de pedestres. Nestes primeiros quatro meses de 2022, 538 usuários envolvidos em acidentes no trânsito foram assistidos no HGT.

Somente em 2021, cerca de 1.600 pessoas passaram pelo transtorno de acidentes com moto, o líder dos registros. Em 2022, este tipo de acidente já chega a 468 envolvidos. No ano passado, o acidente com maior registro foi o de atropelamento, com cerca de 200 indivíduos.

Estrutura – O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Números do HGT

Em 2021

Acidente com moto:1.549

Acidente com bicicleta: 98

Acidente com carro: 97

Atropelamento de pedestre: 175

Em 2022

Acidente com moto: 468

Acidente com bicicleta: 28

Acidente com carro: 32

Atropelamento de pedestre: 10.

SERVIÇO: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto: Secom