Hospital Jean Bitar começa a usar placa de hemovigilância e amplia qualidade da assistência

Hospital Jean Bitar começa a usar placa de hemovigilância e amplia qualidade da assistência

17/02/2022 Off Por Roberta Vilanova

O equipamento vai ajudar o trabalho dos profissionais, que poderão agir com maior rapidez em pacientes com reação à transfusão

O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, recebeu reforço nas estratégias de consolidação da Cultura de Segurança dos usuários, com a implantação da placa de hemovigilância, recurso de identificação dos pacientes submetidos à transfusão de hemocomponentes. De acordo com a biomédica Transfusionista da Agência Transfusional (AT) do HJB, Jéssica Rodrigues, a placa de hemovigilância auxiliará todos os profissionais envolvidos na assistência em todas as unidades de internação do HJB – Unidade de Terapia Intensiva (UTI), clínica médica e clínica cirúrgica – a notificar a ocorrência de reações imediatas até 24 horas após o procedimento, que possam estar correlacionados à transfusão.

“Esses eventos precisam ser investigados quanto a sua correlação com o procedimento transfusional, levando em conta o quadro clínico e laboratorial apresentado pelo usuário. Isso possibilita direcionar a conduta e o tratamento adequado pela equipe médica para controle dos sintomas, garantindo melhor assistência”, informa a biomédica.

A transfusionista diz ainda que a identificação dos usuários que passam por transfusão reflete na segurança com relação à manutenção da saúde, ao possibilitar que todos da assistência estejam atentos para sinais e sintomas apresentados após as primeiras 24 horas. Caso se relacione a esse período, a determinação da conduta e do tratamento adequados indicados pela da AT é iniciado com agilidade.

A Iniciativa foi avaliada pela gerente Assistencial do HJB, enfermeira Alexandra Santos, como um fator positivo na assistência aos usuários. “A ferramenta de identificação deixa o paciente em evidência para toda a equipe assistencial, para que, caso apresente sintomas que estejam fora do seu quadro clínico, a equipe identifique e acione a Agência Transfusional, e a gente proceda com as tratativas relacionas à reação transfusional. É uma medida simples, que não gera nenhum custo, nem trabalho a mais para a equipe, mas que pode facilitar e melhorar a qualidade e a segurança da assistência ao paciente”, enfatiza a gerente.

Os pacientes aprovaram o reforço na qualidade do atendimento

Informações – A placa de hemovigilância, instalada no ato da transfusão pelo especialista do serviço de hemoterapia, começou a ser utilizada nesta semana. A placa contém informações sobre horários do início da transfusão e da realização da busca ativa (24 horas após o término do procedimento).

Antes da utilização da ferramenta de identificação nos leitos, a biomédica transfusionista Jéssica Rodrigues orientou a equipe de enfermagem sobre a utilização e como notificar reações adversas à AT. Ela informa que, mesmo quando bem indicada, a transfusão pode ocasionar reações adversas, que devem ser investigadas pelo serviço de hemoterapia, registradas no prontuário do paciente; comunicadas e notificadas ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária.

A usuária Monique Caroline Pires dos Santos, 35 anos, moradora de Belém, está internada há duas semanas no HJB e aprovou a novidade, que a deixa se sentindo mais segura. “Tudo que traz algum benefício para a nossa saúde é importante para nós. Já é a segunda vez que estou recebendo transfusão de sangue. Na primeira vez, não tive nenhuma reação. Agora vejo que, mesmo que tivesse sentido algo, iriam me ajudar rapidamente, pois aqui todos ficam em alerta a tudo, e ficarão ainda mais atentos com essa plaquinha de identificação”, disse a paciente.

Motivação – Para o diretor Executivo do HJB, Giovani Merenda, proporcionar essas experiências aos usuários motiva a equipe do HJB a continuar buscando a melhor assistência a seus pacientes. “É gratificante saber que os nossos usuários percebem que as iniciativas refletem na melhoria do seu atendimento. É importante que eles saibam que no Hospital Jean Bitar estamos sempre buscando melhorar os nossos processos de trabalho, implantando ferramentas e investindo na melhoria contínua da assistência”, destacou o gestor.

O HJB é uma unidade hospitalar que integra a rede de assistência pública estadual de saúde, gerenciada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). A unidade oferece assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Serviço: O Hospital Jean Bitar fica localizado na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239-3800.

Texto e fotos: Joelza Silva/HJB