Hospital Jean Bitar promove palestra alusiva ao Dia Mundial da Saúde

Hospital Jean Bitar promove palestra alusiva ao Dia Mundial da Saúde

13/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

A psicóloga Mariana Feijó conversou com os usuários que aguardavam atendimento

Em alusão ao Dia Mundial de Saúde, comemorado neste mês de abril, o Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém (PA) promoveu para os usuários da Unidade que aguardavam atendimento no ambulatório de Especialidades, palestra para reforçar sobre o significado e a importância da saúde na vida das pessoas.

De acordo com a palestrante, psicóloga Clínica e Hospitalar, Mariana Feijó, saúde significa bem-estar em diversos aspectos do ser humano, levando em consideração que esse é um ser biopsicossocioespiritual e que sua saúde não vai significar ausência de doenças.

“É possível ter uma doença crônica e ainda produzir e ter saúde, pois a saúde tem que ser vista de maneira integral e vai depender de fatores como: alimentação adequada, momentos de lazer na companhia das pessoas amadas, cuidados com os aspectos fisiológicos, cuidados com a saúde mental, espiritualidade em dia, uma vida social e financeira estável.”

Ainda conforme a psicóloga, todos esses fatores ajudam na produção e manutenção de saúde, pois é preciso olhar o ser humano de maneira integral e considerar a saúde como resultado desse olhar holístico.

Para a acompanhante Maria Lúcia Lessa, a palestra reforçou aquilo que ela já havia percebido no seu dia a dia, entre as pessoas com quem convive.

“Às vezes, a gente sabe que uma pessoa não está fisicamente doente mas, psicologicamente, é visível que ela não está bem. Então, mesmo sem ter uma doença no corpo, a pessoa pode estar com alguma doença na mente, ou seja, a saúde dessa pessoa está comprometida, sim, já que saúde não é só o fato de a pessoa não ter uma doença física, vai muito além disso. Saúde também tem a ver com bem-estar mental, espiritual e social”, opinou a acompanhante.

O HJB é uma unidade hospitalar que integra a rede de assistência pública estadual de saúde, gerenciada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). A unidade oferece assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

SERVIÇO: O Hospital Jean Bitar fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3239.3800.

*Texto e fotos: Joelza Silva/HJB