Hospital Materno-Infantil de Barcarena retoma Curso da Gestante presencial

Hospital Materno-Infantil de Barcarena retoma Curso da Gestante presencial

16 de julho de 2021 Off Por Roberta Vilanova

Equipe multiprofissional no Curso da Gestante, iniciativa que oferece orientações e tranquilidade às mamães

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB), unidade do Governo do Pará na região do Baixo Tocantins, retomou nesta sexta-feira (16) o Curso da Gestante de forma presencial. O HMIB é referência em média e alta complexidade no atendimento materno-infantil para 11 municípios.

O curso, criado em 2019, é pioneiro na Região do Baixo Tocantins e visa esclarecer dúvidas que surgem durante a gravidez, para gestantes e seus acompanhantes, proporcionando mais segurança e educação em saúde para a família vivenciar com tranquilidade um momento tão especial quando o nascimento.

Devido à pandemia de Covid-19, a unidade suspendeu as inscrições externas para o curso. Agora, com a redução dos casos de infecção pelo novo coronavírus, as atividades estão sendo retomadas. “Já estamos realizando grupos com mães internadas, e agora vamos contemplar também gestantes que fazem o pré-natal no HMIB. Gradualmente, haverá a extensão para mães atendidas em serviços da rede básica”, informou Joice Vaz, diretora Assistencial do HMIB.

Conhecimento – O curso é ministrado por uma equipe multiprofissional, e enfatiza às famílias a importância do pré-natal, os tipos de parto, o planejamento do parto humanizado, cuidados com o recém-nascido, técnicas de amamentação e orientações para alimentação nos primeiros dois anos da criança. São abordadas, ainda, questões de saúde mental nos períodos de gestação e puerperal.

Para Sue Ellen Pelas, moradora de Barcarena que realiza o pré-natal no HMIB, o curso trouxe segurança. “Minha Cecília foi muito esperada, depois de muitas perdas e tentativas. Estou seguindo à risca os cuidados e o pré-natal. Quando soube do curso não pensei duas vezes. Quero aprender tudo para garantir que estou no caminho certo, e para que, em breve, ela venha ao mundo com saúde”, disse a dona de casa.

Segundo Danielly Souza, responsável técnica pelo Banco de Leite do Materno-Infantil, é importante que a mulher seja bem orientada e conheça todas as mudanças que irão ocorrer em seu corpo, para assim ter mais tranquilidade. “Se as mulheres receberem educação em saúde e acompanhamento especializado desde o início da gestação, elas terão menos risco de desenvolver alguma doença ou ter complicações durante a gravidez e no momento do parto”, afirmou.

Hospital Materno-Infantil de Barcarena é referência na região

Momento único – A equipe multiprofissional do “Materno-Infantil” promove a ação por reconhecer como esse momento é único na vida de cada mulher, tanto para as mães de primeira viagem, quanto para as que já viveram essa experiência. Inicialmente, os grupos serão pequenos, atendendo às medidas de segurança preconizadas pelo Ministério da Saúde.

“Além de tirar dúvidas, as mães podem fazer um tour pelas salas de parto, Banco de Leite Humano, conhecer os profissionais de saúde, nossas especialidades e boas práticas, além de escolher quais métodos farão parte do seu plano de parto”, complementou Danielly Souza.

O curso é gratuito e ocorre no Banco de Leite Humano da unidade, quinzenalmente, a partir das 14 h. As inscrições podem ser feitas diretamente na recepção do Hospital, onde a usuária recebe o cronograma do curso.

Entregue à população em 2018, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena realiza atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde), sendo gerenciado pela Pró-Saúde, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Nos seus dois anos de funcionamento, a unidade já realizou mais de 3,5 mil partos e quase 165 mil atendimentos, entre consultas, internações, exames e cirurgias.

Texto: Adrielle Lopes de Sousa /HMI

Fotos: Ascom/HMI