Hospital Metropolitano atua também na formação e capacitação de profissionais da saúde

Hospital Metropolitano atua também na formação e capacitação de profissionais da saúde

13/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Programas de residência médica e multiprofissional formam especialistas de diversas áreas da saúde

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, na Grande Belém, além de ser protagonista na assistência gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), às vítimas de queimaduras e traumas de diversas complexidades, ainda atua na formação e capacitação de profissionais de áreas da saúde para atuação em hospitais.

Anualmente, por meio de edital publicado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), são ofertadas vagas para especialização médica em cirurgia geral, ortopedia e em cirurgia do trauma. Já para enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas há oportunidades de especialização em atendimento de urgência e emergência.

Pertencente ao Governo do Estado e gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, o Hospital Metropolitano se destaca na atuação para salvar vidas e no compromisso com a formação e trajetória dos profissionais residentes.

“Mais que capacitar esses profissionais, o Metropolitano age como ampliador da carreira de todos, preparando para os desafios da profissão, conferindo título e, mais que isso, deixando-os com um olhar mais humanizados acerca do cuidado que o paciente precisa”, afirma o coordenador de Ensino e Pesquisa do HMUE, Leonardo Nicolau Ramos.

O médico Edlas Vasconcelos é um dos aprovados neste ano para a residência em cirurgia geral. O plano do jovem é terminar o período de especialização e devolver aos usuários dos serviços o que foi aprendido. “Ser médico é um ofício muito bom, desenvolver a especialidade tão sonhada é melhor ainda. Espero cumprir o período da residência e devolver para os pacientes todo o aprendizado”, declara.

Além de residentes, o hospital também atua como cenário para acadêmicos. Desde 2012, o HMUE organiza atividades de ensino e pesquisa, servindo de campo de estágio curricular obrigatório para estudantes das instituições de ensino superior conveniadas, de natureza pública e privada.

Com um Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP) na unidade, o objetivo é oferecer apoio ao ensino e à pesquisa, para gerar e disseminar o conhecimento, além de proporcionar qualificação acadêmica e científica aos novos profissionais da saúde. Até hoje, mais de 60 profissionais já foram qualificados e receberam os títulos de especialização no Hospital Metropolitano.

“Esse é um dos nossos compromissos, além do principal, que é salvar vidas. O conhecimento é repassado na prática para esses profissionais que, após a especialização, entregarão um serviço de excelência para a população, aqui no Metropolitano ou em qualquer outra unidade de saúde”, enfatiza o diretor hospitalar do Metropolitano, Thiago Zaché.

Texto: Alberto Dergan/HMUE

Foto: Divulgação