Abaetetuba recebe capacitação do Programa Previne Brasil Saúde Bucal

Abaetetuba recebe capacitação do Programa Previne Brasil Saúde Bucal

12/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

Realizada pela Sespa, a ação reuniu 67 profissionais de saúde bucal dos municípios de Abaetetuba e Moju

O município de Abaetetuba, na região do Baixo Tocantins, recebeu nesta terça-feira (12) oficinas do Programa Previne Brasil Saúde Bucal. A ação, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), tem como objetivo capacitar técnicos e profissionais da área da saúde sobre o novo modelo de financiamento para Atenção Primária à Saúde, além de mostrar os avanços obtidos pelo município no atendimento odontológico.

Participaram da oficina 67 profissionais de saúde bucal dos municípios de Abaetetuba e Moju. Só neste primeiro semestre, o “Previne Brasil” já passou por vários municípios, incluindo Breves, Marabá, Bragança, Marapanim e São João da Ponta.

As oficinas são realizadas em parceria com a Coordenação Estadual de Saúde Bucal e Coordenação Estadual de Saúde da Família.  A coordenadora da ação, Alessandra Amaral, destacou a importância de levar a oficina aos municípios. “Nós precisamos informar para todos os municípios do Pará que a produtividade dos profissionais será levada em conta para o repasse de verba federal, além de mostrar que temos um indicador da saúde bucal que é o de atendimento a gestantes”, disse a coordenadora.

Avaliação – A cada quatro meses nova visita é realizada aos municípios atendidos pelo Programa Previne Brasil, quando é feita a avaliação para identificar os avanços alcançados após a capacitação. Segundo Alessandra Amaral, a prioridade do encontro é tratar sobre repasse de recursos aos municípios, mas também montar estratégias de atendimento a grávidas. “Nós precisamos montar estratégias para atendimento às gestantes, pensar em como tê-las no nosso consultório odontológico”, acrescentou.

O objetivo é levar a informação do “Previne Brasil-Saúde Bucal” aos 144 municípios paraenses por meio dos agentes multiplicadores. O Programa avalia os sete indicadores de saúde, um deles relacionado à saúde bucal. Por isso, é necessário informar como se cadastrar e sobre captação do recurso de forma correta.

Texto: Tatiane Freitas/Sespa

Foto: Divulgação