Hospital Oncológico Infantil é destaque em ranking de programa nacional de alimentação saudável

08/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo recebeu, nesta semana, o selo “Green Pin 3”, do Programa Nacional Green Kitchen (em português, Cozinha Verde).

O “Pin”, é como um reconhecimento extra aos integrantes com maiores pontuações durante a avaliação para obtenção do selo principal, que são divididos em diferentes categorias: Pin 3, com 30 pontos ou mais; 4, com 40 pontos ou mais; 5, com 50 pontos ou mais; além do Pin A, voltado para o reconhecimento de amigos, aliados e apoiadores.

Com 39 pontos, o Oncológico Infantil, unidade do Governo do Estado do Pará que atua como principal referência para tratamento de câncer infantojuvenil no Norte do país, ficou em primeiro colocado na categoria 3, na frente de 15 outras instituições de todas as regiões do Brasil.

A conquista é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos profissionais do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do hospital, que comemoraram a boa performance e evolução da unidade na adoção de práticas sustentáveis na gestão da cozinha e na oferta de alimentação saudável.

“Isso nos enche de orgulho. É a oportunidade de um novo olhar para o meio ambiente e sustentabilidade, e para uma nutrição que vai além dos alimentos”, celebra a coordenadora do SND, Renata Porto.

O Hospital Oncológico Infantil possui o selo Green Kitchen desde 2017, alcançando uma média de 22 pontos nos anos anteriores. “O avanço na pontuação e a conquista do Pin é fruto de atitudes sustentáveis colocadas em práticas pelos nutricionistas assistenciais e de produção, que dão o direcionamento em educação nutricional na unidade hospitalar”, acrescenta Renata.

A coordenadora destaca ainda outras estratégias adotadas pela unidade para esse resultado exitoso, como o aproveitamento integral dos alimentos, utilizando partes que geralmente são descartadas, como talos e cascas, além da reciclagem de materiais descartáveis, como latas, garrafas e caixas.

Outro projeto de destaque que contribui para a sustentabilidade da cozinha é a horta hospitalar orgânica, chamada de “Cantinho Verde”. A iniciativa garante o cultivo de Plantas Comestíveis Não Convencionais (PANCs) e o desenvolvimento de atividades de ensino-aprendizagem da Classe Hospitalar Prof. Roberto França e do serviço ambulatorial.

De acordo com a diretora Assistencial do Oncológico Infantil, Lorena Portal, a horta ajuda expressivamente com a instituição no compartilhamento de saberes sobre qualidade de vida para crianças e adolescentes. “Desde cedo elas começam a ter contato com temas referentes à alimentação saudável, manejo e cultivo de hortaliças e ao reaproveitamento alimentar de maneira orgânica e segura”, destaca a diretora.

Além do Hospital Oncológico Infantil, outros seis estabelecimentos de saúde do Estado do Pará integram os rankings divulgados, entre eles, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, em Ananindeua, com 40 pontos, e o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, com 36 pontos, ambos gerenciados pela Pró-Saúde.

Concedido anualmente pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Meio Ambiente (Fupam), o selo Green Kitchen é um reconhecimento aos restaurantes e serviços que buscam aprimorar constantemente seu padrão de qualidade, garantindo além da satisfação do usuário, a utilização de alimentos orgânicos, de materiais naturais, reutilizados, reciclados ou certificados na produção. Tudo isso, devolvendo o mínimo de resíduos sólidos ao meio ambiente.

Texto: Emanuel Jadir/HOIOL