Regional do Tapajós promove atividade pelo Dia Internacional da Mulher e “Março Lilás”

08/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Ações se estendem até o fim do mês com foco no trabalho de prevenção e combate ao câncer de colo uterino

Neste mês, o Hospital Regional do Tapajós (HRT), administrado pela Organização Social Mais Saúde, promove a campanha “Março Lilás”. Além de estar relacionado ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (08), a campanha é dedicada também à prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Esse tipo de câncer está entre as maiores causas de morte pela doença em mulheres no mundo.

As ações do “Março Lilás” no HRT iniciaram com produção do painel, na recepção social, que já se tornou uma tradição das campanhas de saúde desenvolvidas mensalmente na unidade. O lema da vez é “Sozinhas Somos Pétalas, Unidades Somos Rosas”. O objetivo é levar informação e estimular entre a população feminina os cuidados de prevenção contra o câncer de colo uterino, além de alertar para os principais sinais e sintomas que devem direcionar a mulher a buscar ajuda médica.

Outra atividade que faz parte das ações deste mês é a homenagem às colaboradoras do hospital, em alusão ao 8 de março. Elas foram recebidas na unidade com flores e música. “Receber essa valorização só alegra o coração e o nosso trabalho”, declarou a enfermeira Soraya Martins.

Segundo a coordenadora do NEP, enfermeira Bruna Santana, no decorrer do mês estão previstas outras ações semanais alusivas à campanha. “Iremos levar a campanha ainda mais próximo das colaboradoras, ofertando exames de mamografia e colposcopia; as pacientes também serão assistidas com palestras e rodas de conversa, pois é importante que saibam sobre a forma de prevenção e combate à doença”.

“Março Lilás” – O “Março Lilás” é um movimento anual dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de colo do útero. Desde março de 2020, a pandemia de covid-19 provocou a queda de 28% dos exames e procedimentos realizados no Brasil, em comparação com os dados de 2019.

A campanha tem como foco principal a conscientização das mulheres de 25 a 65 anos sexualmente ativas ou não, seguindo as diretrizes do Instituto Nacional do Câncer (Inca) sobre a importância do exame Papanicolau e da vacinação contra o HPV, nas meninas e meninos com idade média entre 09 a 14 anos.

Texto: Moisés Sodré/HRT