Hospital Oncológico Infantil realiza ação alusiva ao Dia Mundial do Câncer, nesta sexta-feira (4)

Hospital Oncológico Infantil realiza ação alusiva ao Dia Mundial do Câncer, nesta sexta-feira (4)

03/02/2022 Off Por Roberta Vilanova

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo na travessa 14 de Abril, no bairro de São Brás, em Belém

Nesta sexta-feira, 4 de fevereiro, será celebrado o Dia Mundial do Câncer. A data foi criada com a finalidade de aumentar a conscientização da população mundial acerca do câncer e sobre os cuidados fundamentais para o controle da doença.

O setor de Humanização do Oncológico Infantil Octávio Lobo, gerenciado pela Pró-Saúde, em Belém, realizará, neste dia 4, a ação “Vá de Lenço”, onde profissionais do hospital usarão lenços em apoio aos pacientes oncológicos na luta contra a doença.

Durante o mês de fevereiro, outras ações serão desenvolvidas, como palestras sobre diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e rodas de conversa sobre leucemia, com a participação de médicas especialistas em oncologia pediátrica.

O Dia Mundial do Câncer foi criado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e teve apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data serve para promover atividades educativas de alerta sobre a doença.

FEVEREIRO LARANJA – As ações do Oncológico Infantil contemplam também a programação para a campanha Fevereiro Laranja, mês de conscientização sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea.

A oncologista pediátrica, Renata Barra, que integra a equipe de médicos do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, alerta aos pais, avós, cuidadores, professores e responsáveis pelas crianças, sobre a importância de estar atento aos sintomas.

De acordo com a especialista, os sinais das principais neoplasias na infância são muito inespecíficos e podem ser comuns a quadros infecciosos, doenças neurológicas, reumatológicas.

“Porém, sinais clínicos e sintomas persistentes como febre prolongada sem causa definida, dor de cabeça acompanhada de vômitos matinais, perda de peso significativa, palidez, dor nas pernas que não melhora com analgésicos, hematomas e sangramentos, devem servir de alerta para que pais e responsáveis possam procurar um serviço de saúde”, ressalta a oncologista pediátrica, Renata Barra.

Os sintomas podem também ser confundidos com quadros de infecções comuns na infância, como por exemplo, infecção intestinal, gripe, sinusite, problemas no ouvido. “Mas, se a criança tem febre, geralmente pela manhã, acompanhada de vômito, que não melhora com remédios, existe algo de errado e precisa-se buscar ajuda médica urgente”, afirma a médica.

De acordo com a oncologista, outros sinais de alerta são o aparecimento de caroços no corpo que não diminuem, mas aumentam de tamanho. A presença de manchas avermelhadas, roxas, sangramentos no nariz e na gengiva e convulsão, também são sintomas possíveis para um quadro de câncer.

A oncologista reforça que a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para os bons resultados.

“O câncer é uma ameaça à saúde e só pode ser controlado se a população se engajar em atitudes de prevenção, evitando os fatores de risco ou reconhecendo a importância do diagnóstico precoce”, afirma a médica especialista em oncologia pediátrica.

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER – De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), as estimativas de novos casos de câncer no Brasil, no triênio 2020/2022, foram o registro de 625 mil novos casos da doença.

Os tipos de cânceres mais frequentes para a incidência na população adulta no triênio, segundo o INCA, seriam os casos de mama e próstata (66 mil cada), cólon e reto (41 mil), pulmão (30 mil) e estômago (21 mil).

LENÇOS E GORROS – O grupo “Mãos que ajudam”, formado somente por mulheres artesãs voluntárias, fará no dia 4 de fevereiro, a doação de lenços e de gorros feitos de lã pelas voluntárias às crianças e adolescentes atendidos nas unidades de internação do Oncológico Infantil.

“A gente sempre abraça essa campanha com muito carinho, pois não há nada mais gratificante do que levar o nosso amor em forma de pontinhos (gorros de lã) aos nossos pequenos e, assim, receber o sorriso de cada um deles”, afirma a artesã Iranilde Siqueira, líder do grupo.

O ONCOLÓGICO INFANTIL – O Oncológico Infantil integra a rede de saúde pública do Governo do Estado e oferece assistência a crianças e adolescentes com câncer entre 0 e 19 anos, atendendo cerca de mil pacientes por mês, procedentes de municípios do Pará e do estado vizinho, Amapá.

Em 2021, o hospital realizou mais de 341 mil atendimentos entre serviços ambulatoriais, consultas, exames, cirurgias, quimioterapias, dentre outros. O índice de satisfação alcançou 98% de aprovação entre os pacientes e acompanhantes.

Texto de Emanuel Jadir/HOIOL

Foto: Divulgação