Hospital Regional de Castanhal realiza missa de ação de graças em alusão ao dia do enfermo

14/02/2022 Off Por Mozart Lira

Com o objetivo de levar fé, cuidado e humanização, o Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC), em parceria com a Catedral de Castanhal, realizou nessa na sexta-feira, 11, uma missa de ação de graças em prol da saúde e vida dos nossos usuários e colaboradores.

A missa foi em alusão ao Dia do Enfermo e reuniu na área externa do hospital pacientes e parte da equipe do HRPC. Ao final da celebração, os pacientes internados que não puderam participar da missa foram visitados nos leitos pelo Bispo de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti.

O Bispo comentou emocionado que ficou muito feliz em realizar esta celebração e que a estrutura hospitalar oferecida é encantadora. “Estou feliz pelo que vi no Regional, a estrutura é extraordinária e cheia de profissionais que atendem os pacientes da melhor forma. A equipe médica faz tudo o que pode para poder aliviar a dor e sofrimento para alcançar a cura. Mas além desses cuidados tão importantes não podemos esquecer que as pessoas precisam de uma palavra de esperança e, através da fé, recuperar o ânimo para viver. Por isso é tão importante uma visita de um sacerdote, de um pastor para oferecer alívio e alento para as pessoas”, disse Dom Carlos.

O usuário Jorge Luiz Coelho Sousa, que está internado no hospital há 6 dias, falou que a realização da celebração trouxe alívio no tratamento. “Essa missa pra mim foi um remédio, considero que foi um sinal de Deus e fortaleceu minha fé e ânimo. Estou feliz por estar aqui neste hospital, o meu tratamento aqui está sendo muito bom e só tenho motivos para agradecer a Deus”, comentou.

Visitação

Ao final da missa, o Bispo de Castanhal visitou os leitos clínicos de pacientes que não puderam descer e participar da celebração. Este foi um momento muito emocionante para os usuários e para a equipe que os acompanha.

A diretora técnica do HRPC, Chyntia Sirotheau, comentou que este momento é muito significativo para a equipe e para os usuários. “O Hospital Regional Público de Castanhal agrega vários pacientes, de diferentes patologias e sabemos que o período de internação é um momento delicado. Por isso, prezamos para que os nossos usuários recebam atendimento humanizado, voltados não apenas para o corpo físico, mas também para o espírito e mente. Temos a certeza que esta celebração serviu como refrigério para os nossos colaboradores e usuários, sendo um momento de paz e alento”.

A diretora finaliza agradecendo a visita e a iniciativa do Bispo. “Em nome de todos, gostaria de agradecer a presença e a iniciativa do Bispo Dom Carlos e de sua equipe pela disponibilização e pelas bênçãos destinadas”, finalizas.

O Hospital Regional Público de Castanhal é um hospital do Governo do Pará e atende pacientes pelo Sistema Único de Saúde. É administrado pela Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (Aselc), por meio da Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa).

Texto: Debora Barbosa (Ascom/HRPC)