Hospital Regional do Baixo Amazonas leva contação de histórias a pacientes renais

26/06/2023 Off Por Roberta Vilanova

Voluntários do Projeto Iurupari da UFOPA garantiram música, teatro e literatura para o setor de hemodiálise

Nilton Cavalcante Furtado, de 65 anos, era um dos mais animados no salão de hemodiálise do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará, no final de semana. Ele ficou encantado com a apresentação teatral e ressaltou a importância da ação para ele e os outros pacientes.

“Para mim, é algo que deveria ter sempre. Eu sempre tento animar aqui o pessoal durante o tratamento, mas é como dizem, uma andorinha só não faz verão. Achei muito boa a apresentação, trouxe muita alegria”, destacou.

Ele e os outros usuários do Centro de Terapia Renal Substitutiva (CTRS) da unidade, pertencente ao Governo do Pará e gerenciada pelo Instituto Social Mais Saúde, ouviram histórias com muita música, teatro e literatura. Os atores do Projeto Iurupari, grupo de teatro da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), realizaram a contação de histórias para os pacientes em tratamento no setor de hemodiálise no último sábado (24).

“Essa visita atende um dos objetivos do nosso projeto, que é levar à comunidade externa o que a gente faz na Universidade e inserir esses pacientes no mundo da arte. Para nós, é muito importante levar aos usuários esse momento de descontração e leveza. A gente agradece ao hospital por ter nos convidado para estar aqui hoje”, afirmou Alessandra Melo, atriz do Projeto Iurupari.

Esse tipo de atividade alivia o estresse gerado durante o tratamento

A ideia partiu do setor de psicologia do serviço de hemodiálise, para que os pacientes tivessem um momento diferente durante o tratamento. “A atividade do grupo é uma forma de trazer alegria aos pacientes, aliviar o estresse, auxiliando mesmo no tratamento, que sabemos que não é nada fácil. E verificamos que eles receberam muito bem, trouxe um sentimento diferente para o ambiente hospitalar”, contou o psicólogo residente, Yan Walter Pena.

“A importância de uma ação como essa é proporcionar a humanização no atendimento. Nosso objetivo foi proporcionar um momento prazeroso, tirá-los um pouco da tensão do tratamento, trazendo pessoas de fora e promovendo algo diferente. Eles nos dão uma resposta muito positiva e ficamos muito felizes de poder proporcionar isso a eles”, ressaltou a psicóloga do setor de hemodiálise, Islaine Daniele Pimentel.

Referência – O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência no serviço de Terapia Renal Substitutiva para cerca de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios do oeste paraense.

O HRBA tem 33 máquinas de hemodiálise, que realizam a filtragem do sangue para retirar líquidos e toxinas, como ureia e creatinina. Este serviço atende os pacientes de segunda a sábado, em quatro turnos e é regulado por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Além das sessões, os pacientes são acompanhados por médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem, psicólogos, nutricionistas e farmacêuticos. São mais de 60 profissionais envolvidos na assistência aos renais crônicos.

Serviço: O Regional de Santarém é referência em média e alta complexidade, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ela funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.

Texto: Ascom/HRBA