Hospital Regional do Marajó adere à campanha nacional do “Janeiro Branco’’

27/01/2022 Off Por Roberta Vilanova

Palestra para os colaboradores do HRPM sobre Saúde Mental

A equipe do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, no sudoeste marajoara, aderiu à campanha nacional do “Janeiro Branco”. A ação de educação em saúde está sendo articulada, desde o começo deste mês, por meio do serviço de Psicologia Hospitalar com a realização de diversas ações para chamar atenção sobre a importância de cuidar não apenas da saúde física, mas também, do bem-estar emocional.

Essas informações estão sendo compartilhadas junto aos colaboradores, usuários e acompanhantes com a promoção de palestras e atividades de entretenimento.

Sinara Flores Bezerra, 27 anos, foi uma das usuárias beneficiadas com a iniciativa da gestão do HRPM

Sinara Flores Bezerra, 27 anos, residente na cidade de Portel, cerca de duas horas via embarcação até Breves, foi uma das usuárias beneficiadas com a iniciativa da gestão do HRPM. Ela acompanha sua filha Maysa Alexia, de 4 anos, que foi encaminhada à unidade hospitalar para tratamento de pneumonia. Internada desde o dia 21 deste mês, Sinar ressaltou a importância de receber o apoio do serviço de Psicologia do hospital, haja vista que as mães passam, a maior parte do tempo, dentro da unidade hospitalar acompanhando seus filhos.

“A psicóloga veio, e eu estava me sentindo muito ruim por dentro, ela deu umas orientações, falou palavras de conforto, e isso me fortaleceu muito. Às vezes a gente fica pra baixo. Eu agradeci muito pela visita, ter conversado comigo. Isso é fundamental pra gente”.

Psicóloga do Regional do Marajó, Ruane Wana

De acordo com a psicóloga do HRPM, Ruane Wana, a campanha Janeiro Branco foi instituída em 2014 com o objetivo de chamar a atenção de todo mundo para o tema da saúde mental na vida das pessoas. ‘’Neste ano, trouxemos o debate sobre políticas públicas para saúde mental para que os colaboradores possam refletir sobre seus direitos ao acesso da rede de apoio, que infelizmente hoje, encontra-se extremamente fragilizada’’, acentuou.

Dentro da programação do Janeiro Branco foi apresentado no Centro Hemodiálise, o filme, ‘’Divertida Mente’’, que aborda o tema da inteligência emocional de forma simples e didática. A profissional destaca que o filme, ao tratar sobre emoções tão diretamente, tornou-se uma referência no assunto, capaz de inspirar tanto famílias quanto educadores, além de atividades de entretenimento com usuários das clínicas.

‘’Realizamos também, oficina de pintura com as crianças que estão internadas na enfermaria do hospital, conseguimos trabalhar suas subjetividades, através da arte e da pintura, proporcionando um momento de descontração com elas’’, pontuou Ruane.

Dentro da programação do Janeiro Branco foi apresentado no Centro Hemodiálise o filme ‘Divertida Mente’

Segundo o setor especializado, m 2021 o serviço de Psicologia da unidade hospitalar realizou 2.885 atendimentos.

Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) integra a rede de saúde do governo do Estado. A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

O HRPM é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na Av. Rio Branco, 1.266, no bairro Centro. Mais informações: (91) 3783.2140 / 3783.2127.

Texto: Lucas Brilhante/HRPM