Hospital Regional do Marajó adere ao Agosto Dourado e incentiva o aleitamento materno

13/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Atividade sobre aleitamento materno realizada no Hospital Regional Público do Maraj

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, sudoeste marajoara, aderiu ao “Agosto Dourado”, que este ano tem como tema “Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos”. A programação que vem sendo realizada desde início do mês junto às usuárias em atendimento no “Espaço da Gestante”, com realização de atividades de educação em saúde e compartilhamento de diversas orientações, dicas de amamentação e bem-estar da mãe e do bebê, além de atividades lúdicas às gestantes.

De acordo com a enfermeira Esthéfany Neves, que atua no Espaço da Gestante, a mobilização simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, e a opção do tom dourado se refere ao padrão ouro de qualidade do leite materno. “A programação conta com palestras, roda de conversa sobre várias abordagens, entre elas, a importância do aleitamento exclusivo até os seis meses, benefícios para mãe e para o bebê, que reduz o risco de doenças com fornecimento de anticorpos e nutrição ideal para o bebê”.

A usuária Valéria Martins Pantoja, 27 anos, gestante de 39 semanas, parabenizou a equipe do HRPM pela iniciativa. ‘’Estou aqui pra agradecer as ações do Agosto Dourado. É um aprendizado coletivo com as demais colegas sobre a importância da amamentação. Aprendemos técnicas que não sabíamos. Durante as atividades, uma ajudou a outra, sempre tirando dúvidas e recebendo as devidas orientações. As palestras ajudaram muito a gente. Só temos agradecer. Estamos muito felizes’’, comentou.

A programação no Espaço Gestante do HRPM está sendo organizada pela enfermeira Estéfane Neves, o nutricionista Alessandro Damião, a psicóloga Ruane Wana, a assistente social Edieme Rodrigues, e a fonoaudióloga Nayara Amaral, além do apoio do Grupo de Trabalho e Humanização (GTH).

De janeiro a julho deste ano a unidade hospitalar registrou 228 partos, 51 admissões na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, 61 admissões na UTI Neonatal, 804 atendimentos ambulatoriais obstétricos e 734 atendimentos ambulatoriais na pediatria.

Serviço: O HRPM é um órgão do Governo do Estado administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) em parceria com a Sespa. A Unidade presta assistência de média e alta complexidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital fica localizado na avenida Rio Branco, 1.266, no bairro Centro, município de Breves. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.

Texto: Lucas Brilhante/HRPM