Hospital Regional do Marajó orienta usuários sobre o consumo de alimentação mais sustentável

14/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

A inserção de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) no cardápio garante uma refeição mais diversificada

Como parte da programação comemorativa ao aniversário de um ano do Centro de Hemodiálise, comemorado neste mês, a gestão do Hospital do Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, incentiva usuários atendidos com diálise e seus acompanhantes, para o consumo de uma alimentação mais sustentável, trazendo para o cardápio, por exemplo, as Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs).

A ação de educação em saúde está sendo ministrada pelo Serviço de Nutrição de Dietética (SND) para os usuários do Centro de Hemodiálise. De acordo com a nutricionista do HRPM, Renata Feio, as Pancs são espécies vegetais que podem ser incluídas parcialmente ou totalmente na alimentação. ‘’Elas vêm ganhando força de uns anos pra cá, embora usadas na alimentação há muito tempo. Algumas acabam se desenvolvendo até nas calçadas de forma espontânea. São plantas resistentes rústicas que podem ser confundidas com erva daninha’’, disse.

Ela complementa que as Pancs, geralmente, são consideradas “mato”, ou “invasoras”, porque algumas delas são ruderais, ou seja, crescem espontaneamente junto com plantas que cultivamos ou em vasos também.

Ainda segundo a profissional, o consumo orgânico, pode ser plantado facilmente ou encontrado mesmo sem a intenção do cultivo, com boa composição nutricional, baixo custo e uma grande contribuição ao meio ambiente. ‘’Na horta do HRPM temos algumas espécies como: taioba, jambu, dente de leão, ora pro nobis, beldroega, folhas de batata doce e abóbora’’, pontuou.

A paciente Leonor Pereira dos Santos aprovou a iniciativa e conta que já vinha adotando fazendo uso de plantas e ervas

Quem aprovou a ação de educação em saúde foi a dona de casa, Leonor Pereira dos Santos, 76 anos, residente do município de Gurupá, e que recordou os tempos em que fazia o plantio em sua residência para benefícios com a sua saúde.

“Eu sempre plantava diversas plantas, e fazia a colheita para usar como remédio caseiro também, além de chás. Parabéns pela iniciativa, muitas coisas a gente também não sabia, e são fundamentais’’, comentou a usuária.

Em 2021, o Centro de Hemodiálise do HRPM registrou 1.226 sessões em 127 pacientes. De janeiro a março deste ano já foram realizados 791 sessões, com 74 pacientes atendidos.

Horta hospitalar – Essa ação de educação em saúde deriva do projeto Horta Hospitalar do HRPM, que tem reconhecimento nacional pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), conquistado em 2020, ao destacar os avanços e benefícios alcançados a partir da implantação do projeto na unidade hospitalar. Considerando que, a produção de hortifrutis é utilizada para complemento das refeições servidas aos pacientes, acompanhantes e colaboradores, o projeto ainda implementa ações de integração com a comunidade e em respeito ao meio ambiente.

Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) integra a rede de saúde do Governo do Estado. A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios de Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

O hospital fica localizado na avenida Rio Branco, 1.266, no bairro Centro. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.

Texto: Lucas Brilhante/HRPM