HGT realiza “Feira de Curativos e Feridas” para acelerar o processo de cura dos usuários

HGT realiza “Feira de Curativos e Feridas” para acelerar o processo de cura dos usuários

14/04/2022 Off Por Roberta Vilanova

O objetivo é prevenir o surgimento de Lesões por Pressão (LPP) ou úlceras por pressão em usuários de longo tempo de internação

A gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT), localizado na região sudeste do Pará, vem investindo na capacitação integral dos seus colaboradores da área assistencial. Um desses investimentos ocorreu na última terça (12) e quarta-feira (13) com a “I Feira de Curativos e Feridas”, com o intuito de prevenir o surgimento de Lesões por Pressão (LPP) ou úlceras por pressão em usuários de longo tempo de internação e acelerar o processo de cura deles.

A ação de educação em saúde, organizada pela Comissão de Curativos, ocorreu na área comum do HGT, e contou com a exposição de material utilizado para o tratamento de feridas, tais como luvas, ataduras, esparadrapo, sonda, maca, peças anatômicas, boneco, álcool, clorexidina (para assepsia das feridas), bolsa de colostomia, entre outros. A feira também destacou a importância do repasse de informações aos profissionais de Enfermagem, tanto na teoria como na prática, com o incremento de dinâmicas interativas entre os participantes.

Segundo a gerente assistencial da unidade hospitalar, enfermeira Ane Francy, o treinamento foi elaborado com base no protocolo de segurança do paciente do Ministério da Saúde, sobre a prevenção de Lesão Por Pressão.

“Esse protocolo é muito importante, pois capacitamos 100% dos nossos colaboradores assistenciais para que o atendimento prestado por eles seja de excelência. A dinâmica adotada envolveu também os acompanhantes, para que eles possam dar seguimento ao usuário após sua alta clínica, e tomar as medidas acessíveis, como mudança de posição do paciente acamado, massagem de conforto, hidratação da pele, dentre outras medidas de cuidados”.

Entre os profissionais envolvidos no evento de saúde, esteve a técnica em Enfermagem da Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), Laiza Sousa, que parabenizou a gestão pelo evento. “Foi muito importante participar da feira, principalmente, porque atuo na área da Assistência. Foi tudo muito esclarecedor com orientações de como deve ser feito um curativo, o material necessário a ser utilizado, o período em que aquele curativo fica na área da lesão até trocá-lo. Tirei muitas dúvidas. Todos estão de parabéns”, analisou a profissional.

A dinâmica adotada envolveu também os acompanhantes, para que eles possam dar seguimento ao usuário após sua alta clínica

 Equipe multiprofissional – A “I Feira de Curativos e Feridas” contou também com a participação de profissionais do Serviço de Nutrição Dietética (SND) que são importantes aliados na recuperação do quadro de saúde dos usuários. De acordo com a nutricionista e coordenadora do SND, Patrícia Manfredi, a hidratação é fundamental para a cicatrização de feridas.

“Alertamos os usuários também para manutenção de uma alimentação balanceada. Os diabéticos, tabagistas, alcoólicos, todos têm problema de cicatrização que é lenta. Por conta disto, o SND trabalha com uma suplementação própria rica em prolina, um aminoácido essencial para a formação de colágeno, que precisa ser consumido pelos usuários internados”, finalizou Manfredi.

A profissional alertou ainda para a importância do consumo de carboidratos, proteínas, além de ovos, porque ao contrário do que pensa a maioria, este alimento é um forte aliado no processo da cicatrização, pois é rico em proteína e ela auxilia na regeneração de tecidos.

Durante a feira, também foi constatado que a assistência para recuperação de feridas conta com outro forte aliado: a fisioterapia. A coordenadora do serviço no HGT, Fernanda Cordeiro, explica que a fisioterapia traz um processo de Ozonioterapia e aplicação de laser, equilibrado com exercícios para melhorar o fluxo sanguíneo na área onde está localizada a lesão. “Por exemplo, se o usuário for diabético e tiver uma ferida no pé, iremos trabalhar um treino de marcha, de angulação, para melhorar o fluxo sanguíneo. Também é prescrito a utilização de palmilhas para aprimorar a marcha desse usuário”, detalhou a profissional.

A realização da “I Feira de Curativos e Feridas” contou com o apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP).

Capacitação – Somente em 2021, a equipe multiprofissional do HGT participou de 2.330 treinamentos, representando uma média de 85 horas de educação continuada. Ponto favorável que é implementado para manter o nível de satisfação no atendimento que hoje chega a quase 90%.

A média de estudo segue nos dois primeiros meses de 2022, que já foram realizados 73 cursos de capacitação internos com um total de 4.721 horas e 30 minutos, em três turnos por dia. As ações de educação em saúde são conduzidas pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP).

Em 2021, a equipe multiprofissional do HGT garantiu 1.259 atendimentos pediátricos entre Ambulatorial, Internação e Urgência/Emergência.

Serviço: O HGT é um órgão do governo do estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O prédio está localizado na Av. Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.

Texto: Pallmer Barros/HGT

Fotos: Divulgaçãol