Hospital Regional do Marajó realiza em mutirão 70 cirurgias oculares

27/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Setenta pessoas foram operadas no mutirão

Referência para várias especialidades com assistência de média e alta complexidade, entre elas oftalmologia, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), no município de Breves, realizou mutirão de cirurgias oculares no período de 23 a 26 deste mês, para usuários encaminhados ao atendimento via Central Estadual de Regulação. Foram realizadas 70 cirurgias, das 100 programadas. Os demais usuários que, por algum motivo não puderam participar do mutirão, tiveram o retorno já marcado para outra data pelo Serviço de Oftalmologia.

A ação teve a finalidade de zerar a demanda reprimida pela pandemia de Covid-19, quando alguns serviços foram suspensos temporariamente, para atendimento exclusivo de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

O ribeirinho Aminadab Soares Martins é um dos beneficiados

A iniciativa beneficiou o aposentado Aminadab Soares Martins, 72 anos, que há mais de 20 anos reside às margens do Rio Abuiu, a aproximadamente 30 minutos de barco da sede municipal de Breves. O lavrador contou que o problema ocular prejudicou suas atividades. “Eu ia pro mato e dava topadas. Quando a gente não enxerga, fica difícil. Por isso, procurei assistência médica pra ver se melhorava. Mas graças a Deus, agora estou 100% e mais feliz, porque vou poder andar por aqui, caçar, ir pro meu trabalho, ir pro meu roçado”, disse o ribeirinho, sem esconder sua alegria com a cirurgia oftalmológica.

Sebastião Dias Ramos já está com os dois olhos operados

A mesma alegria também foi externada pelo carpinteiro Sebastião Dias Ramos, 72 anos. Há mais de dois anos ele apresentava dificuldade em enxergar. O usuário passou pela segunda cirurgia oftalmológica. A primeira foi realizada no olho direito, e agora a cirurgia recuperou a visão do olho esquerdo. Sebastião agradeceu à equipe multiprofissional do HPRM. “Gostei do pessoal do Regional. Tratam muito bem a gente; estou muito feliz. O tratamento é digno. É uma benção hoje estar enxergando com as minhas duas vistas”, declarou.

Os procedimentos programados ajudaram a reduzir a demanda por cirurgias oculares

Orientações – De acordo com o oftalmologista do HPRM, Carlos Marques, as doenças mais comuns atendidas pelo HRPM são catarata, pterígio (mais conhecida como carne crescida) e alguns casos de glaucoma. Segundo ele, alguns cuidados devem ser seguidos para evitar essas e outras doenças oculares. “Os principais cuidados são aqueles preventivos. Por exemplo: criança em idade escolar tem que fazer pelo menos uma consulta oftalmológica. A gente percebe muita criança que não enxerga de um lado ou tem baixa visão. Importante ficar atento para isso”, ressaltou o médico.

Ele orientou ainda que adultos, a partir dos 40 anos, realizem consultas periódicas com oftalmologista. “Para evitar as doenças, sugiro usar óculos escuros, evitar a exposição solar prolongada. Isso é muito prejudicial, tanto para catarata quanto para carne crescida, que é o pterígio”, frisou.

Cristian Tássi, diretor executivo do Hospital Regional do Marajó

Outras ações – Para o diretor Executivo do Hospital Regional do Marajó, Cristian Tássi, é grande a satisfação em concluir essa primeira etapa do mutirão com bons resultados. “É com muita alegria que nós finalizamos essa primeira etapa de cirurgias oftalmológicas no HRPM. Tivemos uma quantidade muito significativa de pacientes que vieram fazer as cirurgias”, informou Cristian Tássi, ressaltando que outras ações serão realizadas pelo Hospital Regional brevemente.

“Outras ações, que posteriormente vamos divulgar, na parte de saúde da mulher, preventivos de materno-infantil. Vamos fazer o HRPM sair para resolver as questões de saúde, e que sejam antecipadas na forma preventiva e resolutiva. É uma alegria muito grande saber que esse mutirão deu bons resultados, e que nós estamos devolvendo a cidadania dos marajoaras”, adiantou.

O HRPM mantém uma equipe multiprofissional que presta assistência de média e alta complexidade a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de qualidade e humanizada. Em 2020 foram realizados 930 atendimentos ambulatoriais e 137 cirurgias oftalmológicas. De janeiro a julho deste ano foram 482 atendimentos ambulatoriais e 46 cirurgias oculares.

Serviço: O HRPM é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Avenida Rio Branco, 1.266, no bairro Centro, município de Breves. Mais informações: (91) 3783-2140 / 3783-2127.

Texto: Lucas Brilhante/HRPM

Fotos: Ascom/HRPM