Sespa oferece tratamento a quem deseja parar de fumar

Sespa oferece tratamento a quem deseja parar de fumar

28/08/2021 Off Por Roberta Vilanova

Quem quiser parar de fumar pode procurar o atendimento diretamente no Centro de Tratamento do Fumante (Foto: Pixabay)

O Dia Nacional de Combate ao Fumo – 28 de Agosto é uma data para aumentar o alerta para os riscos do tabagismo à saúde. Para quem quer deixar de fumar, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Centro de Referência em Abordagem e Tratamento do Fumante (Cratf), oferece atendimento gratuito com equipe multidisciplinar.

Segundo Fátima Amine, coordenadora do Cratf, o Centro tem 5.815 pacientes matriculados e, atualmente, 120 estão em tratamento. “O atendimento é multiprofissional, com abordagem cognitiva e comportamental, acompanhamento psicológico, médico e tratamento medicamentoso, se necessário. Para ter acesso é muito simples: o paciente pode vir encaminhado das Unidades de Saúde ou por procura espontânea no Cratf”, informou.

Fátima Amine, coordenadora do Cratf

O objetivo do Centro de Referência é tratar pessoas que querem deixar o cigarro. Quando o usuário chega ao Centro passa por avaliação clínica, e é inserido no circuito de tratamento, começando por abordagem comportamental em grupo, conduzida por psicólogos e assistentes sociais. Depois da sessão, 80% dos pacientes já deixam de fumar.

Os pacientes ainda são conduzidos à consulta médica, com realização de exames e prescrição de medicamentos, se for necessário, pois cada caso é avaliado de forma individual. O atendimento é feito preferencialmente com hora marcada e número reduzido, para evitar aglomerações. Cerca de 40 pessoas são atendidas diariamente no Cratf.

Redução – O percentual de adultos fumantes no Brasil vem apresentando uma expressiva queda nas últimas décadas, em função das inúmeras ações desenvolvidas pela Política Nacional de Controle do Tabaco. Em 1989, 34,8% da população acima de 18 anos eram fumantes, de acordo com a Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição (PNSN). Em 2019, o percentual caiu para 12,6 %.

Associado ao fumo, o câncer de pulmão é um dos tumores malignos mais comuns, e sua incidência cresce 2% ao ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Dados do Painel Oncologia, do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), a taxa de mortalidade específica por neoplasias malignas no pulmão, traqueia e brônquios no Pará está em 4,4 óbitos por 100 mil habitantes.

Serviço: O Centro de Referência em Abordagem e Tratamento do Fumante funciona na URE Presidente Vargas, na Avenida Presidente Vargas, n.º 513, em Belém. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 h. Telefone (91) 3242-5645.

Texto: Melina Marcelino/Sespa
Foto: José Pantoja/Sespa