Hospital Regional do Tapajós leva sorrisos e alegria às crianças internadas no dia mundial da infância

25/03/2024 Off Por Roberta Vilanova

A ideia foi de entreter as crianças internadas na unidade e proporcionar um ambiente acolhedor

Em comemoração ao Dia Mundial da Infância, dia 21 deste mês, o Hospital Regional do Tapajós-(HRT), em Itaituba, sudoeste do Pará, surpreendeu as crianças internadas nas enfermarias com uma ação de humanização animada.  O personagem Homem-Aranha, um dos super-heróis mais queridos, fez uma visita especial, levando sorrisos e momentos de diversão para os pequenos pacientes.

A iniciativa, idealizada pela analista de humanização do hospital, Ithayana Delina, visou não só entreter as crianças, mas também proporcionar um ambiente mais acolhedor e afetuoso durante o período de internação.

“Queríamos fazer algo realmente significativo para as crianças, algo que as fizesse esquecer, nem que fosse por alguns instantes, as dificuldades que enfrentam estando hospitalizadas”, compartilha Ithayana.

Profissionais de saúde também entraram na brincadeira

A surpresa não se limitou apenas aos pacientes mirins. Colaboradores e funcionários também foram pegos de surpresa com a presença do Homem-Aranha pelos corredores do hospital.

“Foi emocionante ver a reação das crianças e até mesmo dos adultos. Ver aqueles sorrisos no rosto delas fez todo o esforço valer a pena”, relata Alessandro dos Santos Oliveira, colaborador que se voluntariou para se fantasiar do super-herói.
O diretor geral da unidade, Matheus Coutinho, ressalta a importância de iniciativas como estano ambiente hospitalar.

“É fundamental proporcionar momentos de leveza e descontração, principalmente para as crianças, que enfrentam desafios durante o período de interação. Ações como essa reforçam o bem-estar integral dos pacientes e suas famílias”, destaca Coutinho

Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Hospital Regional do Tapajós oferece 153 leitos de internação, distribuídos estrategicamente para atender às diversas necessidades, incluindo leitos clínicos cirúrgicos, médicos, de UTI adulto, pediátrica, neonatal, ginecológicos e obstétricos, além de leitos UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) Canguru. Essa infraestrutura robusta reforça o compromisso da instituição em proporcionar atendimento de excelência e cuidados abrangentes à comunidade local.

Texto: Ascom/HRT