Hospital Regional Público retoma cirurgias eletivas nesta sexta (9)

08/07/2021 Off Por Roberta Vilanova

O Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira, tem capacidade para realizar, em média, 300 procedimentos por mês

Com a redução de internações de pacientes infectados com a Covid-19, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, sudoeste do Pará, retomará a realização de cirurgias eletivas, ou seja, não urgentes, nesta sexta-feira (9).

O retorno é essencial para dar seguimento no atendimento de outras enfermidades, que seguem acometendo a população durante a pandemia do novo coronavírus.

O centro cirúrgico da unidade, que pertence ao Governo do Estado e é gerenciada pela Pró-Saúde, tem capacidade para realizar, em média, 300 procedimentos por mês. Visando à qualidade e segurança de pacientes e colaboradores, o hospital adotou rigorosos protocolos de proteção, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

De acordo com o médico Mário Franco, diretor Técnico do HRPT, as equipes assistenciais estão preparadas e possuem plenas condições de atender à demanda de pacientes eletivos com segurança, sem comprometer o atendimento aos casos de Covid-19.

“Possuímos quatro salas cirúrgicas para atender a demanda e somos uma importante referência regional. Nos aperfeiçoamos continuamente, adotando novas estratégias e realizando as readequações necessárias, sempre visando ofertar os atendimentos essenciais para a população, com segurança e excelência”, afirmou o gestor.

O agendamento dos procedimentos cirúrgicos é realizado por meio da Central de Regulação da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).

Atendimentos Covid-19 – Com a queda das internações de pacientes em tratamento da Covid-19, a ala exclusiva para casos da doença terá uma redução no número de leitos, passando de 50 para 20, sendo 10 leitos clínicos e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A unidade já realizou mais de mil atendimentos desde abril do ano passado, quando passou a ser referência para os casos graves do novo coronavírus na região do Xingu.

*O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, enfatizou que apesar da pandemia de Covid-19, outras patologias não deixaram de existir e afetar a população paraense. “Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a redução no número de casos da doença é importante que os hospitais estaduais, assim como o HRPT, retornem aos seus perfis originais para atender a demanda reprimida causada pela pandemia do novo coronavírus”.*

O HRPT é reconhecido nacionalmente entre os melhores hospitais públicos do Brasil. A unidade possui a certificação ONA 3 Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O reconhecimento atesta a qualidade dos serviços prestados à população no interior do Pará.

Texto: Karine Sued / HRPT

Foto: Marcelo Seabra/Ag.Pará