Pará recebe mais 74.880 vacinas da Pfizer nesta quinta (8)

Pará recebe mais 74.880 vacinas da Pfizer nesta quinta (8)

08/07/2021 Off Por Roberta Vilanova

Chegada de mais doses da Pfizer em Belém

O Pará recebeu na tarde desta quinta-feira (8) mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19. São 74.880 doses da Pfizer. Até o momento o Pará recebeu do Ministério da Saúde 4.572.940 de doses, sendo 1.378.440 da CoronaVac, 2.611.700 da Oxford/AstraZeneca, 532.350da Pfizer e 50.450 da Janssen.

“O Pará segue avançando na vacinação contra a Covid-19 e a cada chegada de remessas nós temos a oportunidade de vacinar mais paraenses. Dessa forma, é importante também que a população faça a sua parte e não deixe de tomar a segunda dose. Somente assim vamos evitar os casos graves da doença”, explica o Secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

Também durante a tarde desta quinta-feira a equipe de logística da Sespa deve se reunir para definir quais os municípios paraenses que devem receber as doses dessa remessa. Segundo a recomendação do Ministério da Saúde a Pfizer deve ser mantida em temperatura de 6 a 8 graus e necessita de condições especificas de transporte e aplicação.

Equipe de Logística da Sespa organiza as embalagens com as doses

“A metodologia que estamos utilizando é verificar se o município possui condições técnicas, tanto de rede de frio, como de operacionalização para receber a vacina, pois ela precisa ter um acondicionamento adequado de refrigeração, ser administrada em ambiente refrigerado e ter rápido fluxo, ou seja, não é uma vacina que possa ficar muito tempo armazenada no município. Isso significa que assim que ela é recebida precisa ser rapidamente aplicada” , explica Daniele Nunes, diretora de Epidemiologia da Sespa.

Vacinas – Até o início da tarde desta quarta-feira (7) o Pará aplicou 2.723.194 vacinas da primeira dose e 1.220.023 vacinas correspondentes à segunda dose de imunização contra a Covid.

As informações sobre a vacina são fornecidas pelas secretarias municipais de saúde e a população pode acompanhar o andamento da campanha em todo o estado através da página do Vacinômetro.

Texto: Caroliny Pinho/Sespa
Fotos: Jader Paes e Bruno Cecim/Ag. Pará