HRPC encerra “Novembro Azul” com a realização de quase 500 exames de PSA aos usuários

29/11/2021 Off Por Roberta Vilanova

A gestão do Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense, encerrou na última quinta-feira (25) a sua programação do Novembro Azul em prevenção ao câncer da próstata. De janeiro até novembro foram realizados 490 exames de Antígeno Prostático Específico (PSA), que é usado, principalmente, para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos, além de 39 exames de ultrassonografia.

Sebastião Costa, 70 anos, do município de Quatipuru,foi um dos beneficiados pela ação

Entre os usuários beneficiados com os serviços oferecidos pelo hospital está Sebastião Costa, 70 anos, do município de Quatipuru. Ele ressaltou a importância dessas ações para a saúde pública da região. “Temos que nos cuidar, na medida do possível, se informar e se prevenir para não acontecer com a gente. Parabéns pela iniciativa.”

A programação da campanha alusiva ao Novembro Azul, organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), contou ainda com a realização de ações de educação em saúde, ao longo do mês, junto aos usuários, acompanhantes e colaboradores com intuito de conscientizar sobre a importância do autocuidado masculino e prevenção quanto ao câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Rafael Freitas, diretor técnico da unidade hospitalar

O HRPC, na sua função de promover saúde à população da região dos Caetés, incentiva a promoção da atenção à saúde do homem. O diretor técnico da unidade hospitalar, Rafael Freitas ressalta a importância de exames disponibilizados para detecção de doenças do homem “Tais medidas são extremamente importantes, pois no início da doença, o câncer de próstata é assintomático e poder oferecer conhecimento, além de favorecer exames que auxiliem no diagnóstico precoce da doença e diante disso o HRPC é peça fundamental para o combate desta doença e tantas outras”, observou o médico.

Segundo ele, ainda há uma grande barreira entre os homens para a realização de exames de rotina. “Por isso que as campanhas de conscientização, como o Novembro Azul, vem para quebrar tais resistências entre os homens, sobre a importância de se cuidar. Os exames de PSA e ultrassonografia, são importantes aliados da prevenção e auxiliam na descoberta precoce do câncer de próstata”.

O usuário Firmino Ferreira Lima, 51 anos, de Cachoeira do Piriá, foi um dos beneficiados com realização de exames e dessas ações oferecidas na unidade hospitalar. “Foi muito boa ideia essas ações educativas do hospital, ao longo mês. Eu me informei e vou repassar essas informações para outras pessoas e, assim, nos cuidaremos mais. Aqui, na cidade, as pessoas têm mais informação e passam a se cuidar mais, mas no interior, onde eu moro, não temos esse tipo de orientações. Parabéns, equipe!”

O assistente administrativo do HRPC, Daniel Gonçalves, participou de uma gincana educativa

Também alvo da campanha do Novembro Azul, o assistente administrativo do HRPC, Daniel Gonçalves, participou de uma gincana educativa promovida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e elogiou a ação e sua importância para prevenção de doenças do homem. “Essa campanha que hospital realizou é muito importante que foi didática e trouxe conhecimentos para todos nós. É um aprendizado que conhecimento sobre nossa saúde e desmistifica medos do exame para detecção de várias doenças, entre elas, o câncer da próstata”.

Programação – A campanha do Novembro Azul foi lançada dia 5 de novembro em alusão ao aniversário de dois anos do HRPC, com realização de palestras da na área da Recepção Central para usuários e colaboradores presentes com entrega de laço azul, brindes e abordagem sobre a campanha.

Nos dias 18 e 19 foi realizada uma gincana especial para colaboradores com a prática de exercícios físicos que gerou descontração no ambiente de trabalho.

Ainda no dia 19, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) realizou uma abordagem aos usuários em espera da área da recepção, para falar sobre a prevenção do câncer de próstata e sintomas.

Gincana reuniu colaboradores de diversas áreas do Hospital

Pra fechar a programação do mês, no último dia 25 foi transmitida uma live aos colaboradores com o tema voltado para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, ministrada pelo médico urologista Charles Alberto Villacorta de Barros, que esclareceu dúvidas sobre o tema.

Segundo a coordenadora do GTH a enfermeira Wanessa Gaspar, a campanha educativa realizada ao longo do mês “serviu para alertar a população sobre a necessidade do rastreio do câncer de próstata, oferecendo várias palestras, inclusive com médico urologista. Então o cuidado não fica apenas neste mês, mas durante o ano inteiro. Por isso é importante prevenir e se informar”.

Serviço: O HRPC é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade hospitalar atende usuários 100% SUS. Funciona na Avenida Barão de Capanema, nº 3191, bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações: (91) 3462-3051.

Texto: Marcelo Zeno/HRPC