Sespa realiza oficina de vigilância e controle das doenças endêmicas no Oeste do Pará

26/11/2021 Off Por Mozart Lira

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio do Departamento de Controle de Endemias, realizou entre os dias 22 e 26 deste mês, no campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Santarém, a Oficina de Vigilância e Controle das Doenças Endêmicas (DCE), destinada às equipes do 9º Centro Regional de Saúde e dos 20 municípios de sua abrangência.

O objetivo foi atualizar o os coordenadores e profissionais de saúde da assistência sobre as condutas nas ações de Vigilância Epidemiológica e manejo das principais endemias que afetam a população paraenses, ou seja, doença de Chagas, arboviroses (dengue, chikungunya, zika), Zoonoses, Leishmaniose, Entomologia, Equistossomose, Filariose, Tracoma, GeoHelmintiase e malária.

Os debates também foram em torno da atualização sobre o manejo clínico das doenças endêmicas por meio de palestras para médicos e enfermeiros dos municípios da região do Baixo Amazonas. Participaram também das atividades os coordenadores da Atenção Primária em Saúde e coordenadores de Vigilância Epidemiológica.

“É importante que os profissionais estejam sempre atualizados para que as ações de controle, diagnóstico e tratamento das doenças sejam realizadas de forma planejada para o alcance dos melhores resultados”, comentou a diretora estadual de Endemias, Adriana Tapajós.

Paralelamente, também está sendo realizada a Oficina de Avaliação da Malária, com participação de técnicos da Sespa, Ministério da Saúde, Dsei Kayapo, Dsei Altamira, Dsei Guatoc, Dsei Tapajos e Dsei Amapá,  técnicos dos municipal de Jacareacanga, Oriximina, Itaituba, Almerim e Alenquer.

Na oportunidade foram apresentadas as experiências de combate à malária realizada neste ano de 2021 e discutido sobre placo de ação integrado entre município de Dsei para o ano de 2022.

Encontro semelhante foi realizado em setembro deste ano, em Marabá, quando participaram profissionais de saúde dos municípios abrangidos pelo 11º Centro Regional de Saúde, como também os da região de Saúde Carajás.