HRPC participa do 1º Congresso Paraense de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva

27/06/2023 Off Por Roberta Vilanova

Unidade teve dois projetos, com ênfase no serviço de Fisioterapia, bem avaliados em evento

O Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, na região de integração do Rio Caeté, apresentou dois projetos científicos com ênfase no serviço de Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva Adulto em Hospitais Regionais no Estado do Pará e Perfil Clínico-Epidemiológico dos pacientes assistidos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do HRPC, apresentados no 1º Congresso Paraense de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva (COPAFIR), que ocorreu nos dias 23 e 24 de junho, na capital paraense.

Os estudos contribuíram para a melhor compreensão do perfil de adultos vítimas de patologias clínicas na região, contribuindo para que novos estudos sejam realizados, considerando a importância de conhecê-los clínico e epidemiologicamente, objetivando a formação de um perfil do serviço de fisioterapia intensiva, e para que gestores obtenham registro e participação nas informações que retratem a atual realidade assistencial e promovam discussões para melhoria dos serviços.

Estudos contribuíram para a melhor compreensão do perfil de adultos vítimas de patologias clínicas na região

Para o coordenador do serviço de fisioterapia do HRPC, Felipe do Carmo, participar de um evento é essencial por ser o primeiro e maior so segmento realizado pela especialidade no Estado. “O evento contou com a presença de fisioterapeutas que atuam nos maiores centros de Terapia Intensiva paraenses, professores de universidades, pós-graduações, possibilitando network profissional e acadêmico”.

Ele destacou ainda que a equipe de fisioterapia do HRPC conseguiu aprovação de dois trabalhos científicos para apresentação, tornando-se o primeiro serviço da especialidade de um Hospital Regional do interior do estado a apresentar trabalho em Congresso Paraense de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva, realizado pela Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR).

De janeiro a maio deste ano, o HRPC realizou 4.356 sessões de fisioterapia nas áreas motora, mecânica e respiratória, e 139 internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Paulo Laje, 66 anos, comerciante da cidade de Capanema, se internou recentemente na UTI do HRPC com suspeita de Acidente Vascular Isquêmico. Ele agora está em recuperação na enfermaria para logo receber alta. “Agora podendo falar, posso expressar o meu sentimento de que eu e minha família achamos muito bom o atendimento aqui, sendo muito bem tratado e com muito carinho por todos, profissionalismo e eficiência”, avaliou.

Serviço: O Hospital Regional Público dos Caetés integra a rede de saúde do Governo do Pará, é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade atende usuários 100% Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando na avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462-3051.
Texto: Marcelo Zeno/HRPC