HRPC realiza palestra para usuários para falar do Mal de Alzheimer

18/02/2022 Off Por Roberta Vilanova

O evento faz parte da programação da campanha ‘Fevereiro Roxo’

O Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense, realizou na manhã da última quarta-feira (16), uma palestra para os usuários em espera na área da recepção, para falar sobre a doença de Mal de Alzheimer. O evento faz parte da programação da campanha “Fevereiro Roxo”, que é o mês de combate e conscientização ao Mal de Alzheimer, Lúpus, Fibromialgia.

Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer, a doença é degenerativa e progressiva que provoca atrofia do cérebro, levando à demência em pacientes idosos a partir dos 65 anos de idade. A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada.

O diagnóstico clínico para a doença é a perda de duas das cinco funções: memória, linguagem, função visoespacial, função executiva e personalidade.

O neurocirurgião, doutor Victor Coutinho, foi quem ministrou a palestra para os usuários, e falou que existem formas de evitar o Alzheimer, “durante a vida, principalmente quem não tem a doença precisa deixar o cérebro funcionando a todo vapor. Ou seja, se for se aposentar precisa-se manter uma atividade, se tiver em uma rotina que não estiver mais trabalhando ou de estudo, faça coisas novas, assim não desenvolve a doença.”

Então estar sempre em busca de fazer uma habilidade nova, um curso, leitura, dança, desenvolver a intelectualidade e sempre aprender coisas novas, não ficando no comodismo, tudo isso ajuda a não desenvolver a doença.

Durante a palestra os usuários participaram com perguntas e relatos de convivência com pessoas com Alzheimer. A Odete Oliveira de Lima, 60 anos, aposentada, da cidade de São João de Pirabas, estava aguardando um exame e participou da palestra. Ela conta que convive com a sua mãe que tem a doença do mal de Alzheimer e disse que se deve ter paciência, amor e carinho com essas pessoas. “No início foi meio complicado, depois da morte de meu pai e irmão, percebemos que ela vinha esquecendo as coisas e a ter alucinações. Então nós os filhos tivemos que nos unir para cuidar da minha mãe. É que nem o médico falou, devemos ter paciência e cuidar.”

O HRPC também aderiu também campanha “Fevereiro Laranja”, mês da conscientização e do combate a leucemia. A programação segue até o fim do mês com dinâmicas para os usuários e orientações sobre as campanhas do mês.

SERVIÇO: O HRPC é um órgão da rede de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Sespa. A unidade hospitalar atende usuários 100% Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade fica na avenida Barão de Capanema, nº 3191, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3462.3051.

Texto: Marcelo Zeno/HRPC