
HRPC reúne acompanhantes de pacientes e confecciona decoração de natal com materiais recicláveis
02/12/2021
Oficina natalina distraiu e despertou a criatividade dos acompanhantes de pacientes internados
O Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema, nordeste paraense, iniciou na tarde da última terça-feira (30), a oficina natalina com acompanhantes de pacientes internados, a fim de confeccionar decorações de natal da unidade com materiais recicláveis.
A ação, coordenada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), proporciona um momento de descontração e criatividade com os usuários e auxilia na reciclagem de materiais descartáveis, como as caixas de papelão, tampinhas de frascos de medicamentos, copos de plástico, rolos de papel higiênicos e entre outros materiais.

Elisangela da Silva: distração e aprendizado
Elisangela da Silva, 32 anos, de Castanhal, está acompanhado o namorado que está internado na clínica ortopédica, ela participou da oficina e falou sobre a satisfação de ter sido convidada. “A gente fica o tempo todo no quarto, e essa oficina que o hospital está proporcionando distrai um pouco e é um momento de aprendizado para fazer as artes natalinas. Já vou fazer em casa.”
O Antônio do Nascimento, 33 anos, de Capitão Poço, também está acompanhando o irmão que está internado, ele participou da oficina e falou o que achou. “Eu estou achando muito bom, pois nunca tinha feito artesanato e está me distraindo”, disse.
A unidade também iniciou a campanha Natal Solidário, que vai arrecadar alimentos não perecíveis durantes o mês, para montar cestas básicas e entregar a famílias carentes do município.

Assistente social Sejayne Martins
A assistente social do HRPC Sejayne Martins, também faz parte do GTH e falou sobre essas ações que o hospital vem realizando. “Está sendo muito importante para os acompanhantes, pois as vezes eles ficam muito ociosos e essa é uma maneira deles estarem interagindo e socializando. A campanha de arrecadação de alimentos vem nos despertar para sermos solidários com os mais carentes. Fazendo com que os mais necessitados tenham alimento na sua mesa.”
A oficina continuará acontecendo nas próximas semanas em dias de terça e quinta-feira pela parte da tarde com os acompanhantes dos usuários. E os objetos confeccionados servirão para decorar todo o hospital.
Texto e fotos: Marcelo Zeno/HRPC