HRPM conquista pela 6ª vez, consecutiva, reconhecimento nacional de sua gastronomia hospital

20/12/2023 Off Por Roberta Vilanova

Equipe do Serviço de Nutrição e Dietética comemoram a conquista

Pelo 6º ano consecutivo, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, renova sua certificação Cozinha Green, do programa Green Kitchen, da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente (Fupam), que contempla instituições que oferecem uma refeição, além de saborosa, de qualidade, utilizando recursos que não prejudiquem o meio ambiente, livre de aditivos químicos. O selo Green kitchen (Cozinha Verde) é resultado do constante investimento da gestão da unidade hospitalar em favor da melhoria contínua da gastronomia hospitalar.

Desde 2018, o HRPM participa do projeto. A coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Regional do Marajó, Renata Feio, enfatiza a grande satisfação por receber, mais um ano, este selo de reconhecimento como cozinha sustentável.

“É um privilégio disseminar a educação ambiental, a sustentabilidade e as consequências que isso traz na vida de cada pessoa, denotando nosso cuidado com a alimentação. Gratidão por cada ação realizada e o quanto isso tem influenciado de forma positiva na vida de nossos usuários, acompanhantes e colaboradores”, pontuou a gestora.

Mantendo o padrão de qualidade, o HRPM conquistou sua 6ª certificação, totalizando 42 pontos, completando os requisitos de cozinha sustentável. Para isso, há uma preocupação por parte da administração da unidade, desde qualidade do ar das cozinhas, água, alimentos até os materiais utilizados na produção, os resíduos gerados e capacitação dos colaboradores.

Green Kitchen contempla instituições que oferecem uma refeição de qualidade com recursos que não agridam o meio ambiente

Aprovação – A usuária Elba Ferreira, 27, quando questionada em relação ao atendimento pela equipe do SND, bem como as refeições que são preparadas e servidas aos usuários, acompanhantes e colaboradores, relata não ter nenhuma reclamação, e que está satisfeita com o padrão de qualidade dos serviços. “Espero que outros usuários tenham a mesma experiência que eu tive. Aqui, tudo é muito bom. Só tenho agradecimentos a todos os profissionais”, finalizou a lavradora.

Horta isenta de agrotóxico – O HRPM mantém a horta em uma área de 180 m², com espaço também para o cultivo hidropônico. O cultivo de hortaliças, verduras, frutas e ervas ganhou um aliado com o sistema de compostagem de resíduos orgânicos. O conhecimento sobre como manter a horta tradicional e a hidropônica é compartilhado com funcionários, usuários, acompanhantes, a fim de incentivar o cultivo sustentável em hortas domésticas, o que pode gerar renda para as famílias. Renata Feio, finaliza ao informar que, mensalmente, o SND do Regional do Marajó garante o preparo e distribuição mais 32 mil refeições aos colaboradores, usuários e acompanhantes.

O HRPM integra a rede de saúde do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade dispõe de assistência de média e alta complexidade para mais de 325 mil habitantes do sudoeste marajoara. A região compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS): Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. Serviço: A unidade fica na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves. Mais informações podem ser obtidas via telefones: (91) 3783.2140 / 3783.2127.

Texto: Ascom/HRPM