Centro Integrado de Reabilitação apresenta resultados das oficinas artísticas

20/12/2023 Off Por Roberta Vilanova

A mostra exibiu habilidades desenvolvidas pelos 380 reabilitandos em 2023

Com um público de 100 pessoas, entre pais/acompanhantes e profissionais, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, realizou nesta quarta-feira (20), em seu auditório, a “Culminância das Oficinas Artísticas”, uma mostra de produções realizadas pelos 380 reabilitandos em 2023, durante as oficinas integradas ao setor de Arte e Cultura, que trabalham as quatro linguagens artísticas – Teatro, Música, Dança e Artes Visuais.

Segundo Denise Moraes, supervisora do “Arte e Cultura”, os resultados positivos de desempenho conquistado pelos participantes, que mostraram seus talentos ao público que prestigiou o evento, foi por meio de um mix de apresentações ao vivo e por audiovisual, produzidos pelos professores em cada aula realizada.

As oficinas trabalham as quatro linguagens artísticas – Teatro, Música, Dança e Artes Visuais.

“As oficinas são ciclos de três meses, sendo que este foi o quarto ciclo de 2023. Paralelamente às terapias, os usuários são imersos na Arte para desenvolvê-los intelectualmente e garantir também inclusão social, porque participar das aulas e apresentações auxilia no quadro clínico pelo lado emocional, proporcionando autoconfiança”, explicou Denise Moraes.

De acordo com a profissional, os vídeos gravados são “os reabilitandos aprendendo a didática da oficina, para pôr em prática na Culminância, e assim observar o desenvolvimento de cada participante”.

Integrante há três anos da Oficina de Música, conduzida pelo professor Messias França, Victoria Vale, 19 anos, com diagnóstico de cegueira, disse que participar das aulas lhe proporciona autoestima e inclusão. “A oficina me traz alegria e relaxamento. Participando da atividade musical, eu penso em seguir a carreira de cantora. Com o professor Messias, aprendi a tocar instrumentos, como o teclado. Trabalhamos muito canto e teclado durante estes meses. Todo este repertório faz com que, hoje, eu faça parte do coral na Igreja e apresentação musical na escola. Ano que vem pretendo aprender a tocar violão e bateria”, adiantou Victoria, que planeja no próximo ano se inscrever para as oficinas de Teatro e Dança.

Usuários, familiares e profissionais do CIIR felizes coms os resultados alcançados

Referência – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.

Texto: Pallmer Barros/CIIR