Investimentos do Estado em Ourilândia do Norte incluem ambulância e Hospital Regional

25/03/2022 Off Por Mozart Lira

Em agenda administrativa no município de Ourilândia do Norte, o governador Helder Barbalho entregou nesta sexta-feira (25) três ambulâncias para reforçar o atendimento de saúde pública na Região de Integração Araguaia, no Sul e Sudeste do Pará. Equipadas com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel para remoção de pacientes, as ambulâncias foram destinadas aos municípios de Tucumã, Ourilândia do Norte e Água Azul do Norte. Em cada veículo, o governo estadual investiu R$ 390.329,13.

Fotos: Alex Ribeiro (Agência Pará)

O governador também conheceu as novas instalações do Hospital Municipal e visitou as obras do Hospital Regional de Ourilândia do Norte (HRON), que está sendo construído com recursos da mineradora Vale e será entregue ao governo do Estado.

A Unidade será referência em atendimento de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e terá capacidade para beneficiar mais de meio milhão de pessoas, de 15 municípios do Sudeste.

“Voltamos aqui para assegurar que o sonho dessa população, que já dura cerca de 15 anos, será realizado. São mais de 180 trabalhadores nas obras de um hospital que será referência para atender o eixo da PA-279. Mais do que isso, esse Hospital estará salvando vidas em todo o Sul e Sudeste do Estado. Temos a previsão de que a primeira etapa da obra seja entregue em junho, e até dezembro deste ano seja concluída e entregue à população”, anunciou Helder Barbalho.

Estrutura – Com 8.065 metros quadrados de área construída, o Hospital Regional contará com 120 leitos, sendo 90 clínicos, 10 de UTI Adulto, 10 de UTI Neonatal e 10 de UTI Pediátrica. “Não vamos mais dispor de UTI Aérea para socorrer as pessoas daqui. O hospital terá esse serviço aqui, para a população da região”, destacou o governador.

Além de Ourilândia do Norte, o Hospital Regional vai beneficiar moradores dos municípios de Conceição do Araguaia, Água Azul do Norte, Bannach, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Pau D’Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã, Xinguara e outros do Sul e Sudeste.

Expectativa – O secretário adjunto de Políticas de Saúde da Sespa, Sipriano Ferraz, que acompanhou a agenda em Ourilândia do Norte, destacou a importância da entrega das ambulâncias e a expectativa pelo novo hospital. “Com essas entregas de ambulâncias temos fortalecido a integração entre as redes municipais de saúde e a rede estadual. São veículos que vão reforçar o fluxo de atendimento e o transporte de pacientes nas ocorrências. A presença do Hospital Regional vai intensificar esse cuidado com as pessoas na região, pois não precisarão mais se deslocar aos nossos Hospitais Regionais em Marabá e Redenção, e tampouco para Belém”, acrescentou.Governador destacou a importância do HRON para a região.

Para o prefeito de Ourilândia do Norte, Júlio Cesar Dairel, “foi um dia importantíssimo para a cidade, incluindo essa doação da ambulância e o Hospital Regional, que está com as obras sem pausas. Será a solução das nossas dificuldades em atender alta complexidade em saúde”.

Mussolini Soares, encarregado da construtora Teixeira Duarte, responsável pelas obras do Hospital Regional, contou que “geralmente somos abordados sobre quando o Hospital estará funcionando. É um sentimento bom lidar com a esperança da população”.