Projeto Metadot leva capacitação de profissionais de saúde no processo de doação de órgãos e tecidos

Projeto Metadot leva capacitação de profissionais de saúde no processo de doação de órgãos e tecidos

25/03/2022 Off Por Roberta Vilanova

Primeiro transplante renal pediátrico realizado pela Fundação Santa Casa

Visando desmistificar paradigmas que envolvem a doação de órgãos e tecidos, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), através da Central Estadual de Transplantes (CET), iniciou neste mês de março o projeto Metadot, que constitui uma série de lives com palestrantes de todo o país sobre o tema. A proposta da iniciativa é aproximar os profissionais que atuam na rede de saúde do Pará com ações bem-sucedidas para o aprimoramento no acolhimento de famílias, melhora na subnotificação de potenciais doadores e outras etapas dos processos que envolvem a doação de órgãos.

Nesta sexta-feira (25), o Metadot promoveu uma palestra virtual com Regiane Sampaio, enfermeira e supervisora na Organização de Procura de Órgãos do Hospital de Base de São José do Rio Preto, em São Paulo. A live abordou temas delicados, porém fundamentais para a saúde pública, como o acolhimento de famílias neste momento tão difícil, quando precisam decidir sobre a possível doação de órgãos de parentes para salvar a vida de pessoas que estão na fila de transplantes.

A palestrante abriu a conversa com os presentes com uma reflexão sobre o papel do acolhimento por parte dos profissionais de saúde com as família. “Sabemos que estamos lidando com pessoas muito fragilizadas, possivelmente passando pelo pior momento de suas vidas, por isso precisamos sempre tratar com profissionalismo e empatia. A decisão pela doação de órgãos é apenas uma das etapas desse acolhimento”.

O início do projeto Metadot é oportuno não só pelo constante aprimoramento de todas as etapas que envolvem a doação de órgãos, mas também porque a rede pública de saúde do país está voltando a números semelhantes aos que existiam antes do início da pandemia da Covid-19, que reduziu de forma considerável o número de doações de órgãos e tecidos.

O tema da próxima programação do Metadot será “Biovigilância em Doação e Transplantes de Órgãos e Tecidos”, em live na próxima terça-feira, dia 29, às 16h30, a ser ministrada por Bartira Roza, professora de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo.

Texto: Edilson Teixeira/Sespa

Foto: Bruno Cecim/Ag.Pará