Janeiro Branco: Sespa orienta para atendimento no SUS

11/01/2024 Off Por Mozart Lira

Início de um novo ano e a simbologia da época, tal como uma folha por escrever, indica que as pessoas estejam propensas a repensarem sobre suas vidas, decisões e metas a serem cumpridas. Essas sensações inspiraram a criação da campanha “Janeiro Branco”, em que profissionais de saúde alertam para os cuidados com a saúde mental e emocional da população.

O objetivo é debater sobre a prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico, desencadeadas por uma série de fatores, como genética, estresse, excesso de substâncias e traumas. Nessa lista integram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.

Para orientar a população nesse sentido, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) disponibiliza atendimento psicológico em seis Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de gestão estadual, sendo cinco na capital e um em Santarém, sendo que os espaços contam com equipe multiprofissional. No ano passado, foram realizados

A Sespa dispõe, ainda, de atendimento psicológico para pacientes dos territórios das Usinas da Paz e do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna.

Entre os investimentos que estão sendo realizados na área da saúde mental estão as obras de ampliação do Hospital de Clínicas, na capital, e a abertura de 40 leitos para urgências e emergências psiquiátricas no novo Pronto-Socorro de Belém.

A Sespa destaca que outros 98 Caps, de gestão das prefeituras municipais, estão distribuídos por todo o Pará. Pessoas que sofrem com a depressão e não conseguem buscar ajuda de profissional de saúde ou, mesmo aquelas com risco de autoagressão, podem ainda buscar apoio em conversas com os voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV), em parceria com o SUS, pelo número 188. Por esse canal de comunicação, os cidadãos recebem apoio em momentos de crise e ajuda para prevenção.

Em casos de emergência, a população deve recorrer ao SAMU 192, às Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), Pronto Socorros e o setor de Emergência Psiquiátrica do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, em Belém.

Ildeney Morais, coordenadora de Saúde Mental da Sespa, explica que os centros dispõem de equipe multidisciplinar e diversas terapêuticas, “para propiciar ao paciente melhor qualidade de vida e inclusão produtiva possível”.

“Os Caps orientam quanto à possibilidade de amenizar e até prevenir as crises de ansiedade e depressão por meio de exercícios físicos, da higiene do sono, além de uma boa alimentação, por meio de um acompanhamento com nutricionista”, explica Ildeney.

Onde procurar atendimento

Na sequência, os seis CAPS que estão sob gestão estadual localizados em Belém e Santarém, com classificação segundo perfil de atendimento:

1. CAPS Icoaraci (Caps I): Rua 15 de Agosto, nº 845. Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas.

1. CAPS Amazônia (CAPS I): Passagem Dalva, 377, Marambaia, telefone: 3231-2599/ 3238-0511, E-mail: capsam.sespa@outlook.com. Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas.

1. CAPS Renascer (CAPS III): Trav. Mauriti, 2179, entre Av. Duque de Caxias e Visconde de Inhaúma, Pedreira, telefone: (91) 3276-3448. E-mail: capsrenascer@yahoo.com.br. Acolhimento noturno e observação; todas as faixas etárias; transtornos mentais graves e persistentes inclusive pelo uso de substâncias psicoativas.

1. CAPS Grão Pará (Caps III): Rua dos Tamoios, 1840, Batista Campos, telefone: (91) 3269-6732, E-mail: capsgraopara@yahoo.com.br. Acolhimento noturno e observação; todas as faixas etárias; transtornos mentais graves e persistentes inclusive pelo uso de substâncias psicoativas.

1. CAPS Marajoara (CAPS AD III): Conjunto Cohab, Gleba I, WE 2, 451- Nova Marambaia, telefone: (91) 32360399. E-mail: capsmarajoara@gmail.com. Álcool e Drogas: Acolhimento noturno e observação; funcionamento 24 horas; todas as faixas etárias; transtornos pelo uso de álcool e outras drogas;

1. CAPS Santarém (CAPS AD III): Tv. Dom Amando, Santa Clara, Santarém- PA, telefone: (93) 3523-1939. Álcool e Drogas: Acolhimento noturno e observação; funcionamento 24h; todas as faixas etárias; transtornos pelo uso de álcool e outras drogas;