Lacen reforça acompanhamento de pacientes com HIV/Aids e hepatites B e C

Lacen reforça acompanhamento de pacientes com HIV/Aids e hepatites B e C

27/04/2023 Off Por Roberta Vilanova

Alessabdra Bentes, Valnete Andrade e Alberto Júnior deram boas-vindas aos participantes

O Laboratório Central do Estado (Lacen-PA) realizou, nos dias 26 e 27 de abril, no seu auditório, a Oficina sobre Diagnóstico e Acompanhamento de pacientes vivendo com HIV/Aids e Hepatites B e C. A organização foi da Divisão de Rede de Laboratórios (DRLAB) e Seção de Biologia Molecular II/DBM.

Destinado aos Serviços Ambulatoriais Especializados (SAEs) e Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) das Secretarias Municipais de Saúde, o objetivo foi capacitar profissionais solicitantes/coletadores de amostras biológicas para exames de diagnóstico e acompanhamento de pacientes, especificamente em relação ao fluxo de solicitação, coleta e envio de amostras para o Lacen-PA.

Participantes recebem certificados no encerramento da oficina no Lacen-PA

Segundo a farmacêutica-bioquímica, Cristiane Ikeda, chefe da DRLAB, os principais tópicos abordados foram: Papel do Lacen-PA na Vigilância em Saúde; Segurança do Paciente; Diagnóstico Laboratorial e Acompanhamento de Pacientes Vivendo com HIV/AIDS e Protocolo; Fluxo e Encaminhamento para Lacen-PA para exames (carga viral para HIV, Sorologia / Imunoblot de HIV, linfócitos CD4/CD, pesquisa de Alelo HLA*B5701 e Genotipagem para HIV e HCV); Diagnóstico Laboratorial das Hepatites Virais e Protocolo, Fluxo e encaminhamento para Lacen-PA.

Para ela, a importância dessa capacitação é nivelar o conhecimento técnico dos profissionais no fluxo de solicitação/coleta/envio de amostras biológicas ao Laboratório Central. “Queremos que os profissionais que atuam nos SAEs e CTAs façam todo o processo corretamente para que nós, aqui no Lacen, recebamos uma amostra ideal para análise, agilizando o diagnóstico e assegurando um melhor acompanhamento médico dos pacientes”.

A vice-diretora do Lacen-PA, Valnete Andrade, ressaltou que nenhuma análise laboratorial pode ser feita se a amostra não for boa e disse que existe um manual sobre o assunto disponível no site do Lacen-PA. “Tudo que vocês precisarem saber sobre coleta, acondicionamento e transporte de amostras tem lá”, informou.

No início da Oficina, no dia 26, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir algumas palavras do diretor do Lacen-PA, Alberto Júnior, e da nova diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Alessandra Bentes. Ambos deram boas vindas aos participantes e pediram que aproveitassem bem a oportunidade de adquirir conhecimento e melhorar cada vez mais o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto: Roberta Vilanova

Fotos: Divulgação